A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju autorizou desde ontem, dia 1º, o uso da bandeira 2 nos táxis de Aracaju. Os motoristas circularão as 24 horas do dia em todo o mês de dezembro com a bandeira 2. Por serem profissionais autônomos essa é uma forma de garantirem um dinheiro a mais, já que a categoria não recebe 13º salário.
"Sou taxista há mais de 15 anos e todo ano me programo para a chegada de dezembro, porque é período em que posso realizar muitas coisas, como fazer a manutenção do carro, comprar pneus novos. Esse lucro é muito importante porque posso investir no meu próprio trabalho", relata o taxista Elias da Silva Santana.
O custo do quilômetro rodado na bandeira 2 corresponde a 20% acrescido no valor cobrado na bandeira 1. Fora o período de fim de ano, os taxistas podem cobrar a bandeira dois de segunda à sexta das 22 às 6 horas, no sábado a partir do meio-dia, nos domingos e feriados durante todo o dia.
Elias destaca que os clientes não reclamam do aumento porque a diferença é pequena. "Os clientes recebem 13º, então eles estão preparados para esse aumento. Além do mais só muda durante o dia, porque à noite continua a mesma coisa, já que a partir das 22 horas já era bandeira 2", destaca.