Prefeitura conclui 50% da praça do antigo farol de Aracaju

Infraestrutura
03/12/2008 08h15

Já nos primeiros meses de 2009, o prefeito Edvaldo Nogueira vai entregar à população a Praça Tenente Domingues Fontes, localizada no entorno do antigo farol, no bairro Farolândia. A área, que tem 8.798 m², está sendo totalmente urbanizada. Cerca de 50% da obra já foram concluídos e para garantir que os serviços sejam finalizados no prazo previsto 15 homens trabalham no local diariamente. O investimento é de R$ 450 mil.

Quando estiver pronta, a praça terá estacionamento, espelho d'água, pergolado, passeios, jardins, bancos e área com palco para a realização de pequenos eventos, como apresentações de dança, esquetes teatrais e exibições de grupos folclóricos. O piso em concreto será paginado com motivos marinhos (âncoras, cavalos marinhos, ondas), lembrando o elemento central do projeto: o farol.

"Tudo foi pensado de forma a dar o maior destaque possível ao farol. Por isso optamos por não construir nenhum elemento que pudesse ‘roubar' a atenção. Nossa preocupação foi criar um ambiente propício para receber as pessoas que forem visitar o monumento", explica a arquiteta e urbanista da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Angélica Rocha, responsável pelo projeto.

Com o intuito de assegurar o realce pretendido, o piso terá dois níveis: um mais elevado, na parte do farol; e outro mais baixo, à frente dele, para melhorar a visualização. Além disso, o monumento terá iluminação cênica especial. Para facilitar o acesso e dar conforto de segurança aos visitantes, haverá uma pista interna ao redor da praça com cerca de 30 vagas de estacionamento.

Cronograma

Segundo o coordenador de obras da Emurb, Gilvan Sandes, o andamento dos serviços está de acordo com o cronograma e, se tudo continuar no ritmo atual e não houver nenhum imprevisto, a obra será concluída dia 30 de janeiro, como estabelecido no contrato firmado com a empresa vencedora da licitação.

"Ao contrário do que foi dito na imprensa, a obra nunca parou. No início, os serviços ficaram um pouco lentos por conta da dificuldade da realização da terraplanagem naquele local, que é bastante acidentado. Justamente por conta da topografia, foram necessárias algumas adaptações no projeto, mas passada essa parte, não tivemos problemas", relata Gilvan.

De acordo com o coordenador, a parte de pavimentação em asfalto no trecho do estacionamento já foi finalizada. Agora, a equipe está trabalhando na concretagem dos passeios. O paisagismo será a última etapa.

Farol

O antigo farol foi totalmente restaurado. Na recuperação da estrutura francesa, construída no século XIX e que tem 35,5 m de altura, foi necessário substituir cerca de 500 m² de metal e 2 mil m² de pintura. O investimento, custeado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), foi de R$ 832.619,44.