Baile da Prevenção conscientiza idosos na luta contra a Aids

Saúde
03/12/2008 09h48

O SUS Municipal está com uma agenda de ações de prevenção e educação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Depois da 3ª edição do programa juvenil ´Por uma geração sem Aids´, a próxima atividade será o Baile da Prevenção para idosos. O Baile acontece hoje, quarta-feira, às 14 horas, no Iate Clube de Aracaju.

Este ano, as ações alusivas à luta internacional contra a Aids estão sendo direcionadas à juventude e aos maiores de 50 anos. Em Aracaju, a organização desse movimento vem dos programas de DST/Aids e de Redução de Danos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a técnica Darcy Angely Santos Rocha, durante o mês de novembro, os profissionais de saúde estão "panfletando" informativos de prevenção e educação em locais de grande aglomeração e bares da cidade.

Baile para maiores de 50 anos

Em 2008, o Dia Mundial da Aids tem como eixo central os homens e mulheres com mais de 50 anos. "Isso se deve ao crescente número de incidência do HIV dessa faixa etária e pela baixa adesão dessa população do uso de preservativos e da dificuldade de se perceberem em risco", explica o coordenador do Programa DST/Aids José Eudes Barros Vieira.

Para conscientizar os idosos sobre o tema, o Baile da Prevenção pretende atrair grupos de idosos organizados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju e que participam do Programa Academia da Cidade e do grupo ´Pessoas Vivendo com HIV/Aids´. O baile será animado com bandas de música, distribuição de lanches e brindes. Na oportunidade, os idosos terão informações sobre prevenção e o quadro atual epidemiológico das DST/Aids desse grupo etário.

Laço vermelho

Na cidade foram fixados sete banners reproduzindo o laço vermelho. O laço simboliza a solidariedade, comprometimento e a mobilização da sociedade na luta contra a Aids. Dentre os locais, os banners estão expostos no Terminal Brizolão, Centro Administrativo Aloísio Campos, Cemar Siqueira Campos e a sede da SMS. O laço vermelho foi criado em 1991, por um grupo de arte de Nova Yorque, Visual Aids, em homenagem aos amigos mortos e infectados pelo vírus da Aids.

Por Uma Geração Sem Aids

Da programação deste mês, a 3ª edição do Programa Por Uma Geração Sem Aids aconteceu no dia 21 de novembro. O evento reuniu estudantes de escolas integrantes do Programa Saúde e Prevenção na Escola.

Por Uma Geração Sem Aids, como sempre, tem formato de programa de entrevista e de entretenimento para a juventude, com o tema específico de DSTs/Aids. Dos convidados estavam especialistas em sexualidade e em DSTs/Aids que criaram um espaço lúdico e de diálogo com a garotada.