Representantes do grupo inglês 4Property estiveram na tarde dessa terça-feira, com o prefeito Edvaldo Nogueira para discutir a possibilidade de investimento no segmento do turismo na região da Zona de Expansão de Aracaju. A reunião aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e do secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana.
O montante previsto de investimento ainda não foi informado, mas o interesse inicial é na aquisição de uma área de 500 mil hectares para construção de hotéis e de condomínios de casas conhecidos como ‘segunda residência estrangeira'. O objetivo dessas conversas preliminares - num primeiro momento com o Governo do Estado e agora com a Prefeitura Municipal - é conhecer o plano de expansão da cidade, assim como as políticas de crescimento urbano e de desenvolvimento econômico para identificar o tipo de empreendimento adequado.
O prefeito Edvaldo Nogueira está otimista e aposta num cenário de grandes perspectivas para Aracaju. "Fico feliz porque pelos indicadores econômicos, sociais e de qualidade de vida, nossa cidade vai cada vez mais atraindo investidores nacionais e estrangeiros. Num primeiro momento, mostramos áreas, discutimos possibilidades, repassamos informações e estou muito esperançoso que essas conversas iniciais mantidas hoje se transformem em projetos efetivos para futuro. Isso possibilita mais emprego, renda e oportunidades para a população", afirmou.
BID
Com o empréstimo a ser concedido em breve pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na ordem de U$ 33 milhões para obras do Programa Procidades, Edvaldo Nogueira avalia que o cenário é ainda mais favorável para o município. "Mesmo com a crise econômica internacional - que tende a ter reflexos no país - estamos trabalhando, nos dedicando e apostando em planejamento para enfrentar da melhor forma possível essa fase de turbulência e crescer de maneira sustentável e ascendente. Esse é o nosso caminho, nossa possibilidade e nosso desafio", opinou.
Segundo o secretário Jorge Santana, interessa ao Governo do Estado dar o apoio necessário para viabilizar esse tipo de empreendimento. "Há boas perspectivas do negócio se concretizar. Naturalmente, essas decisões passam por várias discussões preliminares e considerações relativas a questões ambientais, estratégicas e econômicas. O interesse do grupo é grande, assim como o nosso também. Por isso vamos trabalhar para superar os obstáculos atrair esse tipo de investimento para Sergipe", pontuou.
Caberá ao secretário de Planejamento, Dulcival Santana, colocar sua equipe técnica à disposição dos empresários ingleses para dar todo o suporte necessário do ponto de vista da legislação, das restrições ambientais e dos investimentos públicos previstos na região. "Vamos manter contato permanente a partir de agora. A conversa inicial foi promissora. Eles têm os recursos, a pretensão e a disponibilidade, que estão aliados à vontade do município em trazer esse tipo de investimento. Dessa forma, a tendência é que todos saiam ganhando", comentou.