Alunos da UFS desenvolvem Projeto no Memorial da Bandeira

Cultura
03/12/2008 15h00

Os estudantes Mariana do Santos, Valter Diego Andrade Araújo, Luciana do Santos, Katiane Alves Santos, Luíz Constantino Diniz e Jailda Teles executaram um plano de divulgação do Memorial da Bandeira, como projeto de conclusão das atividades do 2º período da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Eles foram orientados pela professora da disciplina Museologia II, Cláudia Nunes.

O grupo tinha que selecionar um museu e avaliar sua estrutura, organização, funcionamento e deficiências. Desde o primeiro período, objetivando conhecer as atividades de um museu, os alunos fizeram pesquisas, análises e visitas ao Memorial. Eles intitularam o trabalho como: ´Conheça a História de Sergipe e do Brasil através das suas Bandeiras´.

A iniciativa foi divulgada na rádio Aperipê. Além disso, foram confeccionados 150 folderes para serem distribuídos junto ao público, dois em tamanho A3 para serem afixados no próprio Memorial e mais 10 setas indicadoras nas árvores até o local de visita. Os alunos fizeram ainda uma ação in loco de divulgação, convidando os transeuntes e distribuindo doces. Resultado: em 1h30 o Memorial foi visitado por mais de 70 pessoas.

Segundo a coordenadora do Memorial, Bianca Leite, este entrosamento com os universitários foi maravilhoso. "É importante esta troca com os alunos do curso de Museologia da UFS. Colocamos o museu à disposição de outras turmas que queiram fazer trabalhos ou projetos conosco. O importante é a interação dos acadêmicos, futuros profissionais, com a instituição museal. Foi um prazer contribuir com eles para a execução desse projeto, além de ter sido um grande estímulo para os próximos", avalia Bianca.

De acordo com Mariana do Santos, formada em Geografia e graduanda do curso de Museologia da UFS, a sua avaliação da estrutura administrativa do Memorial foi positiva. "O nosso trabalho nesse projeto é de divulgar o museu porque percebermos que o mesmo dispõe de uma boa estrutura, a única coisa que falta é a não visitação com mais freqüência ao mesmo", ressalva Mariana.

Visitação

O alagoano Erisvaldo Brandão da Silva visitou o Memorial acompanhado pela esposa, Ana Lúcia, e pelas filhas Ariel e Ariana. "Sou de Arapiraca e estou em Aracaju a passeio. Adorei essa cidade e quero morar aqui. Achei muito interessante e bonito este museu, além de ter aprendido um pouco mais sobre a capital", informa Ana Lúcia.

Já Najla Monteiro de Araújo, mesmo residindo há 45 anos nas mediações da Praça da Bandeira, visitou o local pela primeira vez durante a ação in loco das estudantes. "Eu adorei. O Memorial serve para avivar a nossa memória; conhecer as bandeiras que representam a História; as letras dos hinos. Algo maravilhoso, principalmente para os estudantes que muitas vezes desconhecem a sua própria História. Um Memorial desse é uma riqueza, sempre passo por aqui e nunca entrei; vou trazer também os meus netos", revela.

O Memorial da Bandeira, localizado na praça da Bandeira, s/n, Centro, fica aberto para visitação de segunda à sexta das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas. Informações: (79) 3179-7471 / 3682.