PMA reforça prevenção à Aids com atividade especial para idosos

Saúde
03/12/2008 18h17

Foi dançando e cantando que 1500 idosos ligados a projetos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) participaram na tarde desta quarta-feira, no salão nobre do Iate Clube, do lançamento da campanha 'Clube dos Enta - Sexo não tem idade, proteção também não', do Ministerio da Saúde. A iniciativa tem o objetivo de alertar para a importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), em especial à Aids. O foco principal é a população com idade acima dos 50, 60, 70 e 80 anos.

Segundo o coordenador municipal do Programa de Prevenção às DST/Aids, Eudes Barroso, o objetivo do baile foi chamar a atenção deste segmento da sociedade onde a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis tem crescido. "Os hábitos da população mais idosa têm se modificado, devido a inovações da medicina, e essas pessoas têm retomado uma vida sexualmente ativa. Por isso precisamos reforçar a prevenção com ações de conscientização, incentivando o uso de preservativos na relação sexual", destacou.

Eudes disse ainda que, apesar de o Brasil ser referência mundial na prevenção à Aids, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) têm verificado uma evolução na quantidade de casos da doença entre homens e mulheres com mais de 50 anos de idade. "É por isso que encerra a agenda de comemorações pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids [1º de dezembro] com este baile. Nesta semana fizemos palestras e panfletagens para públicos diversos, em diferentes pontos", acrescentou.

Tanto as informações passadas no material de divulgação como a explanação dos técnicos da SMS agradaram aos participantes, que ainda se divertiram ao som de sucessos da música brasileira e internacional e da apresentação do grupo de teatro 'A arte de prevenir é melhor que remediar'. "Estou muito feliz em participar dessa atividade, pois me divirto muito e ainda ajudo a multiplicar a necessidade de todos cuidarem da saúde", comentou o aposentado José Aristides dos Santos, 58, que reside no bairro São Carlos e participa do grupo de idosos Direito de Viver, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Onésimo Pinto.

A mesma alegria tomou conta do também aposentado José dos Santos Pestana, 74 anos, que é casado há quase 40 anos com a dona Maria Zélia, 69. "Sei da importância desse alerta. Sempre fui fiél a minha esposa, mas sei de pessoas que tiveram outros relacionamentos na rua e acabaram se contaminando e trazendo uma doença para casa por não se protegerem e isso tem se tornado comum, pelo que soubemos aqui. Por isso todos precisam se prevenir, independente da idade ou do estado civil", enfatizou José, exibindo o panfleto da campanha.

Clube dos Enta

Ainda durante baile, foi apresentado o comercial que abre a campanha. O filme com 30 segundos de duração se passa no 'Clube dos Enta', formado apenas por homens acima dos 50 anos que têm orgulho da idade e experiência. Os sócios rimam palavras terminadas com 'enta', ligadas ao cotidiano da faixa etária, e dizem que, para o sexo, nenhum deles aposenta. O clube tem até hino cantado pelos cinqüentões, sessentões e setentões, que diz: “Enta, enta, eeenta, a camisinha é a nossa ferramenta. Enta, enta, eeenta, as mulheres nos apóiam e a coisa esquenta”.

Além do vídeo e do spot de rádio, foram produzidos cartazes, panfletos e mobiliário urbano (out-door e outras placas). Pela primeira vez, a arte do material gráfico foi encaminhada para coordenações de DST e aids estaduais, que ficaram responsáveis pela impressão das peças. A iniciativa faz parte da descentraalização das ações, por meio do repasse específico de verba para ações de comunicação. Todo o material fala de assuntos ligados à sexualidade, como o uso do preservativo e dicas para melhorar a relação sexual depois dos 50.

No site do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/AIDS), haverá uma página específica – www.aids.gov.br/diamundial – para notícias relacionadas aos eventos do Dia Mundial promovidos por estados, municípios e organizações da sociedade civil. Como acontece desde 2005, o tema escolhido para o Dia Mundial tem continuidade nas ações do ano seguinte. Assim, a campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval de 2009 voltará a enfocar pessoas acima dos 50 anos, mas com ênfase nas mulheres.