Cursos profissionalizantes capacitam cidadãos para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
05/12/2008 13h15
Início > Noticias > 36445

O aprendizado é o diferencial para  ingresso no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju tem priorizado a qualificação profissional e, por meio dessa ação, muitos cidadãos tiveram uma melhor qualidade de vida. Esta semana, mais seis turmas concluíram os cursos de arranjos natalinos em palha, informática e pães caseiros, o que soma às estatísticas da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) mais 140 pessoas capacitadas.

Os cursos de informática e arranjos natalinos em palha de coqueiros foram realizados na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, sediada no bairro Porto D'anta. As aulas de computação foram ministradas pelo instrutor Glauber Vinícius Santos de Oliveira, profissional que tem conquistado os alunos pela versatilidade em repassar os conhecimentos. "Nós respeitamos a individualidade de cada um, ou seja, estabelecemos limites diferentes e, ao longo da nossa experiência, aprendemos como lidar com todos", destacou.

Ao receber o certificado, a aluna Gildete Santos de Jesus homenageou o professor em nome da turma. "Não tivemos somente um professor, mas um orientador capaz e que conseguiu envolver a turma. O nosso aprendizado foi excelente e vamos sentir saudades", afirmou.

O curso de arranjos natalinos contou com uma turma descontraída e atenta aos ensinamentos. A idéia dos alunos foi aprender e confeccionar as peças para aproveitar o momento das festividades do Natal, como revela Valclides dos Santos, que demonstrou interesse e assiduidade durante todo o treinamento. "Já estou fazendo várias peças e correndo para atender as encomendas", informou.

Os cursos de manutenção em micro, cabeleleiro, manicure e pedicure aconteceram na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Palestina (AMABP). Um grupo de 80 pessoas recebeu os certificados em clima de entusiasmo e satisfação por terem ultrapassado mais uma etapa.

Pães caseiros

O treinamento em culinária, focado na confecção de pães caseiros, aconteceu na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa. Antes mesmo do término das aulas, vários alunos já estavam ganhando dinheiro. A coordenadora da Unidade de Qualificação Profissional da Fundat, Camila Viana, parabenizou os concludentes, ressaltando que no próximo ano as atividades terão continuidade. "Aproveitem o novo aprendizado, buscando sempre o aprimoramento", ressaltou.