Serviço de limpeza urbana tem o reconhecimento da população aracajuana

Serviços Urbanos
09/12/2008 08h00
Início > Noticias > 36450

Todos os dias, um verdadeiro batalhão formado por quase 500 garis e margaridas trabalha incansavelmente nas ruas da cidade. Em todos os bairros, as equipes da Prefeitura de Aracaju varrem, recolhem lixo e entulho. Os trabalhos seguem um planejamento diário elaborado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Em média, por mês, os agentes de limpeza recolhem 21 mil toneladas de lixo e entulho e varrem 3.120 km de ruas e 100 km de praias.

Além dos trabalhos rotineiros, periodicamente são organizados mutirões reforçar a limpeza em diversas localidades. Um grupo de 150 profissionais é deslocado para dois bairros a cada semana para executar os serviços de varrição, recolhimento de lixo e entulho e ainda pintura de meio-fio, capinação, roçagem e limpeza de canais. Em geral, os trabalhos duram três ou quatro dias, a depender da extensão da área.

O resultado de todo esse esforço tem o reconhecimento da população, que sempre elogia a limpeza da cidade. Para Andra Maria, que mora no bairro Santos Dumont e trabalha numa quitanda no bairro América, a atuação da Prefeitura de Aracaju nesse aspecto é excelente. "Acho ótimo. Não tenho do que reclamar. As equipes sempre estão por aqui e lá na minha rua também. O pessoal sempre varre, limpa, pinta e deixa tudo mais bonito. Meu irmão morou em Maceió e ele sempre compara. Diz que Aracaju é muito mais limpa", diz.

O pintor Leônidas Júnior, morador da Coroa do Meio, também enaltece o serviço. "A gente percebe que existe organização. Lá na minha rua, o caminhão e as equipes que varrem passam sempre nos mesmos horários. Realmente não tenho do que reclamar. Só tenho queixam em relação ao comportamento de algumas pessoas, que não cooperam. Na praia mesmo, a gente sempre vê as pessoas jogando lixo no chão. Tem gente que não entende que o lixo deixa a cidade feia e também traz incômodos e doenças", lembra.

"Graças a Deus minha rua está sempre limpa. As equipes da Prefeitura estão sempre por aqui, recolhendo o lixo que as pessoas jogam", conta a dona de casa Cristina de Lourdes, moradora do bairro América, localidade que esta semana foi contemplada com o mutirão da Emsurb. "Direto a gente vê na rua as equipes limpando. Realmente Aracaju é uma cidade limpa, diferente de outras capitais", concorda a recepcionista Jaqueline Pereira, que mora no Santos Dumont e trabalha no Centro.