A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracaju (SMS) informa que na última quarta-feira, dia 3, foi iniciada uma reforma nas instalações da Urgência Mental do Hospital São José. Com isso, as internações dos portadores de transtornos mentais não poderão ser feitas no local. Os atendimentos serão mantidos na Urgência Mental, mas os pacientes que necessitarem de internação serão transferidos para um dos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) 24h da SMS ou para clínicas conveniadas.
A gerente da Urgência Mental do Hospital São José, Aparecida Ribeiro, explica que a previsão é de 30 dias para o término das obras e o objetivo é dar mais comodidade aos pacientes. “Essa reforma vai garantir mais conforto aos usuários e nós poderemos proporcionar a eles um acolhimento ainda mais eficaz”, informa.
Segundo a gerente, em um prazo de 15 dias serão disponibilizados no próprio hospital 15 leitos de retaguarda para os pacientes que precisarem ser internados por um período de até três dias. Ainda de acordo com Aparecida Ribeiro, será mantido o acolhimento dos adolescentes na antiga unidade pediátrica da unidade. “Estamos disponibilizando, desde já, dois leitos para os adolescentes que chegarem à Urgência Mental”, assegura.
Os Caps que se comprometeram em receber pacientes da Urgência Mental do Hospital São José são:
Caps Liberdade
Rua Distrito Federal, nº 1012, Siqueira Campos
Caps Davi Capistrano
Praça Durval Andrade, nº 22, Atalaia
Caps Zona Norte III – Jael Patrício de Lima
Loteamento Jardim Indira Pau-ferro, Cidade Nova