Mais um bairro aracajuano é contemplado com a força-tarefa, mutirão realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com o envolvimento de diversas secretarias para combater a proliferação do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue. Dessa vez o bairro Getúlio Vargas recebeu o trabalho que consiste na limpeza de terrenos abandonados e nas visitas domiciliares.
Os servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) utilizam tratores, caçambas e ferramentas, enquanto os agentes comunitários de endemias perccorem as residências fazendo a pesquisa de foco e o tratamento, além das atividades de conscientização por meio de panfletagem e conversa com a comunidade.
A concentração dos agentes ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) do Caic Ceasa, de onde 25 servidores municipais saíram para visitar as residências. Segundo o supervisor das 5ª e 6ª áreas, Paulo Conceição, o Getúlio Vargas recebe as equipes hoje, sexta-feira, e na próxima terça-feira, dia 9. "Temos nessa região quase quatro mil imóveis, onde a maioria serve apenas como dormitório, já que as pessoas passam o dia fora", explica.
A comunidade ainda conta com muitas oficinas automotivas, locais que são propícios à proliferação do mosquito da dengue. "Também estamos encontrando larvas do mosquito nas lavanderias e ralos das casas; então, todo o cuidado é pouco", informa Paulo Conceição. Cada um dos 25 agentes que está no bairro tem como meta visitar 25 residências.
Para a agente de endemias Ademilde Figueiredo, felizmente as maiores dificuldades durante as visitas domiciliares têm diminuído - como conseguir entrar nas casas das pessoas - e isso tem tornado o trabaho mais eficiente. "Agora a população telefona para que os agentes façam a visita e antes não era assim. Quando a casa está fechada procuramos nos informar com os vizinhos se há residentes no local", lembra.
A dona de casa Maria Núbia de Andrade Neto foi uma das moradoras que recebeu a agente de endemias. "Para minha família é satisfatório receber um agente, pois temos consciência que é para nosso bem. Tenho orgulho de dizer que no meu lar eles nunca encontrarão nenhum foco de dengue", garantiu.
Além do cuidado com sua casa, Maria Núbia faz um alerta aos vizinhos. "Eu faço minha parte, mas também solicito às pessoas próximas a mim que tenham cuidado. Afinal, todos têm que contribuir", relata.
Fiscalização
A atividade de fiscalização da Emsurb está assegurada na Lei Municipal de nº 1.721/91, na qual está previsto que "os donos de terrenos baldios devem mantê-los limpos, cercados e com passeio pavimentado". As áreas são mapeadas e o proprietário do terreno é localizado. A empresa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), que possui registros dos proprietários.
Após a localização, um ofício contendo uma notificação é enviado, as especificações da lei são esclarecidas e o proprietário tem o prazo de 15 dias para tornar o terreno regular. A multa para o descumprimento da norma varia de R$ 80, para imóveis de até 150 m², a R$ 2.896, para imóveis acima de 500 m².
As denúncias de terrenos irregulares além de outros serviços oferecidos pela Emsurb - como limpeza, apreensão de animais e poluição sonora - podem ser feitas através do e-mail emsurb@aracaju.se.gov.br e também pela Central de Atendimento ao Cidadão. O serviço funciona diariamente em horário comercial através do número 0800-2841300.