O sol começa a se pôr na capital sergipana e ainda é possível encontrar equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) trabalhando em pontos da cidade. Diariamente a empresa da Prefeitura de Aracaju executa variados serviços de manutenção na malha viária do município. Nos mais diversos bairros das zonas norte e sul, equipes da Emurb chegam com soluções rápidas e eficientes, atendendo às demandas da população.
Na avenida Visconde de Maracaju, no bairro 18 do Forte, uma das cinco equipes de tapa-buraco esteve trabalhando na recuperação de pontos danificados do pavimento. Em uma das maiores avenidas da cidade as equipes da empresa executaram duas intervenções. Em pouco mais de meia hora, os servidores da Emurb já haviam concluído as ações e se dirigiam para o setor operacional, unidade do órgão que comporta os departamentos estratégicos de manutenção, transporte, saúde e segurança laborais e iluminação pública.
Ginaldo dos Santos, 42 anos, sente orgulho de trabalhar em uma das equipes de tapa-buraco na função de apontador [aquele que faz apontamentos sobre a obra]. "É gratificante saber que podemos resolver os problemas da população. Todos os dias saímos e ficamos até o último minuto de nosso expediente. Às vezes, até horas-extras fazemos para poder realizar tudo que tem que ser executado no dia. A população reconhece que a gente faz um trabalho importante", revela o apontador que já tem mais de 23 anos de serviço prestado aos aracajuanos.
De acordo com o engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, presidente da Emurb, os serviços de manutenção é parte da preocupação da Prefeitura de Aracaju com o estado de conservação das vias da cidade. "A administração municipal não só investe na melhoria das condições de tráfego com a abertura de novas vias, mas também mantém um constante acompanhamento da estrutura física das já existentes. Com o tapa-buraco, solucionamos de maneira rápida e eficiente problemas pontuais que exigem ações imediatas", conclui o engenheiro.
A execução de um tapa-buraco
O processo de realização de um tapa-buraco é executado em quatro etapas. Começa com a limpeza da área que retira o excesso de resíduos, demarcando o local de forma quadrangular. Depois ocorre a pintura de ligação, quando um ligante betuminoso é aplicado para promover a aderência com o espaço a ser recuperado. No terceiro momento, é colocada sobre a superfície a massa asfáltica, uma mistura de cimento asfáltico policondensado diluído em solventes orgânicos. Por fim, ocorre a compactação, um método que aumenta a densidade do solo, evitando que o pavimento se desprenda após a aplicação.