Prefeito acompanha procissão de Nossa Senhora da Conceição

Agência Aracaju de Notícias
09/12/2008 08h17
Início > Notícias > Prefeito acompanha procissão de Nossa Senhora da Conceição

Descalços, carregando flores, imagens e terços, empunhando bandeirinhas ou simplesmente de mãos estendidas. Cada um ao seu modo, milhares de fiéis acompanharam na tarde de ontem, segunda-feira, a procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas do Centro da capital. O prefeito Edvaldo Nogueira se misturou à multidão para saudar a padroeira de Aracaju e do Estado de Sergipe, considerada uma das santas mais amadas do Brasil.

"Esse grande ato que acabamos de presenciar representa o momento de fé e devoção em que os aracajuanos reverenciam a santa protetora da nossa cidade. Por ser homenageada numa data próxima do Natal, as pessoas buscam em Nossa Senhora da Conceição a esperança de um ano de paz, prosperidade, saúde e harmonia e aproveitam para agradecer as bênçãos alcançadas", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Cerca de cinco mil fiéis saíram da Catedral Metropolitana, na praça Olímpio Campos, e percorreram quase 6 km pelas ruas Itaporanga, Lagarto, Itabaiana e avenida Barão de Maruim. Ao final do cortejo, foram realizadas em praça pública a Homilia, a Benção do Santíssimo Sacramento e a Missa Campal, celebradas pelos padres Jerônimo Peixoto e Givaldo Paes. Em seguida ocorreu o ato de iluminação do Projeto Natal de Luz 2008, organizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

As luzes da catedral e dos demais pontos turísticos do centro se acenderam e deram um encanto especial às noites da capital. Amanhã, terça-feira, dia 9, será entregue à população o presépio que está sendo montado esse ano no Parque Augusto Franco (Sementeira), em decorrência das obras de reforma da Praça Fausto Cardoso. "A decoração natalina é um espetáculo à parte que realizamos todos os anos. A cada edição estamos investindo mais e aperfeiçoando cada detalhe para deixar a cidade ainda mais bonita", destacou o prefeito.

Durante os rituais da Homilia e do Santíssimo Sacramento, o padre Jerônimo Peixoto lembrou o centenário da diocese de Aracaju e falou da importância de Nossa Senhora da Conceição para a vida dos sergipanos. "Ela é nossa mãe, modelo de perfeição e santidade, que consegue congregar tantas pessoas que anseiam por uma vida melhor, mais digna e mais justa. Estamos felizes porque Maria é o grande referencial para todos nós e nos aponta o caminho da dos céus, da justiça, da solidariedade e da dignidade humana", ressaltou.

Ao longo do trajeto, devotos de todas as idades e classes sociais agradeciam as bênçãos alcançadas, pagavam promessas ou aproveitavam a oportunidade para pedir para si ou para as pessoas que amam. "Só estou aqui viva e andando por causa dela. Ela é tudo na minha vida e nunca me deixou faltar nada. Sempre que peço, sou atendida. Fiz cinco cirurgias e estou bem para contar a história", revela emocionada a aposentada Andrelina Nogueira, 80, que há 40 anos acompanha a procissão.

Quem também é assídua nas comemorações à padroeira de Aracaju e de Sergipe é a dona de casa Maria Luzia Santos, 59, 30 dos quais seguindo o mesmo ritual a cada dia 8 de dezembro. "Sou muito grata a ela por ter realizado tantas coisas boas na minha vida e na da minha família. Depois de Jesus, Nossa Senhora é o que há de mais importante pra mim. Nem sei como expressar o tamanho do meu amor e da minha gratidão", revela a devota, vestida de branco, com o terço na mão e acompanhada da neta Tamires.

Celebração

Para os católicos, as celebrações iniciaram às 7 horas desta segunda-feira com o Ofício de Nossa Senhora, seguida de missa dos devotos e missa solene. Para os praticantes do Candomblé, religião na qual a santa é o orixá Oxum, as homenagens foram iniciadas mais cedo, às 5 horas, na colina do Santo Antônio, acompanhadas de alvorada festiva e toque de xirê aos orixás. No final da manhã ocorreu o cortejo e a tradicional lavagem das escadarias da catedral. Na parte da noite foi a vez da entrega das oferendas na praia de Atalaia e do desfile de grupos de afoxé.

Presenças

Participaram das comemorações à Nossa Senhora da Conceição a presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi), Danusa Silva; o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Sérgio Oliveira; o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Antônio Samarone; o secretário Municipal de Finanças, Jeferson Passos; o vereador e líder do governo, Emmanuel Nascimento; a vereadora eleita Karla Trindade; o presidente do diretório estadual do PCdoB, Hallison Sousa.