Grupos de convivência mantidos pela Prefeitura de Aracaju festejam o Natal

Família e Assistência Social
10/12/2008 18h03
Início > Notícias > Grupos de convivência mantidos pela Prefeitura de Aracaju festejam o Natal

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou na tarde de ontem, terça-feira, a confraternização natalina antecipada com idosos, crianças e adolescentes que participam dos grupos de convivência geridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Carlos Fernandes de Melo, no Lamarão, e no salão paroquial da igreja católica do conjunto Sol Nascente.

As festas reuniram também coordenadores e técnicos dos Cras e a comunidade em geral e contaram com brincadeiras, músicas, amigo secreto e baile. Na oportunidade, a Semasc ainda fez a entrega de medalhas e troféus aos vencedores da III Olimpíadas Geração Saúde do Idoso, que foi realizada no mês de setembro deste ano.

A representante da Semasc e gerente do Programa de Atenção Integral á Família (PAIF), Margarida Ribeiro, lembrou que o papel da Semasc é executar dentro dos Cras os serviços e programas sociais, além de promover a integração de idosos, crianças e adolescentes. "O objetivo dessa estrutura é fortalecer os vínculos familiares e resgatar a cidadania. No entanto, este é o momento de mostrar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nestes centros, não de forma assistencialistas, mas de acordo com o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), promovendo a inclusão social", destacou.

Para a assistente social do Cras Carlos Fernandes de Melo, Gardênia de Almeida Góis, o trabalho social vem sendo desenvolvido durante todo o ano com as pessoas daquela comunidade e as comunidades vizinhas que estão dentro do distrito onde está instalado o Cras. "Este é o resultado do trabalho da Prefeitura de Aracaju. Além de trabalharmos o resgate da cidadania, desenvolvemos a política de direitos para todos os nossos usuários. Além do mais, esta é uma festa feita por eles, apenas fazemos os retoques finais, isso é que chamamos de inclusão social", registrou.

A aposentada Elizabete Maria Santos, 65, achou linda a comemoração natalina. "Posso dizer que nasci outra vez quando passei a frequentar o Cras. Antes eu estava num mundo alheio, tive perda de memória, mas agora estou me recuperando, graças ao apóio, carinho desse grupo de convivência e de todas as pessoas que fazem dessa família", declarou Elizabete, que integra o Grupo de Convivência do Cras Carlos Fernandes de Melo.

Já a também aposentada Maria Franca, 74, que participou das Olimpíadas Geração Saúde, o dia foi de muita comemoração. "Sou só alegria, principalmente, porque irei receber a medalha de bronze", revelou. Ela também contou como passou a se sentir mais valorizada depois de aderir ao Grupo de Idosos. "A minha vida é outra agora, sou amada, respeitada, aprendi a reivindicar os meus direitos e a vontade de viver é intensa. Só tenho a agradecer à Prefeitura de Aracaju e a todos que fazem parte da Secretaria de Assistência Social", reforçou.