Em clima de festa natalina, o grupo de idosos ligados a programas sociais da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), participou hoje, 10, da ´exposição e venda de produtos dos cursos de Inclusão Produtiva realizados em 2008. A iniciativa aconteceu no hall de entrada do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e atraiu a atenção dos servidores.
Para a servidora Madalena Santos, 52, é muito agradável assistir a uma apresentação folclórica no local de trabalho. "Essas atividades ajudam a gente a relaxar. O nosso dia-a-dia é muito corrido e estressante, precisa de um lazer. Sem contar que comprar com música é bem melhor", comenta sorridente.
A atividade do Inclusão Produtiva busca criar oportunidade de trabalho e desenvolver a autonomia financeira de beneficiários do Programa Bolsa Família que participaram dos cursos de produção durante todo o ano de 2008. As peças expostas vão desde peças de cama a enfeites de Natal.
As gerentes do Programa Inclusão Produtiva da Semasc, Anna Boerger e Márcia Gardênia, destacaram o sucesso do evento. "Todos os anos fazemos essa atividade na Prefeitura e percebemos a aceitação das pessoas. O material exposto aqui é o que sobrou da exposição realizada a semana passada na Praça Fausto Cardoso. Temos vendido bastante", comemoram.
A exposição segue até amanhã, 11. Mas quem não puder conferir os produtos, pode entrar em contato com a equipe da Gerência Produtiva através do telefone (79) 3218-7863.
Inclusão produtiva
A Semasc, através do programa de Inclusão Produtiva, tem proporcionado a famílias de baixa renda uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho, aumentando assim a dignidade de pessoas que dependem apenas do benefício do Bolsa Família. Desta forma, o Programa de Inclusão Produtiva tem sido uma porta de saída eficaz para que, após o benefício do Governo Federal, as famílias desenvolvam suas atividades, alcançando autonomia financeira.
Dentro desta perspectiva, a Semasc procura sempre ampliar seu leque de cursos e disponibiliza para a população uma maior diversidade, para que ninguém fique de fora do projeto. O Inclusão Produtiva oferece cursos de Bijuteria, Renda Irlandesa, Costumização, Patchwork, Estilização de Camisetas, Caixa Decorativa, Garçom, Mosaico, Produção de Alimentos, Higiene e Beleza, Alimentação Alternativa, Corte e Costura e Moda Íntima.
Alguns cursos ainda contam com o apoio de Organizações Não Governamentais (ONG´s) e também com o auxílio de outros órgãos da própria administração municipal. Por meio da parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), a Semasc oferece cursos de Informática, Agente de Limpeza, Pintura em Tela e Corte e Costura em Malha; e com o Instituto G. Barbosa são oferecidos os cursos de Higiene e Beleza, e Doces Finos.
Por meio do Inclusão Produtiva, a Semasc já emitiu centenas de certificados de conclusão de curso, tornando os alunos aptos para entrarem no mercado de trabalho.