Desde a última terça-feira, o presépio do Parque Augusto Franco (Sementeira) está aberto à visitação. Construído pela Prefeitura de Aracaju, o cenário que reproduz o nascimento de Jesus tem 600 m² e é feito em madeira, com ornamentação gótica, figuras em tamanho natural, ambientação com plantas, fonte, estrutura de vidro e iluminação cênica, além de um portal luminoso e três árvores tridimensionais medindo 7 m de altura. Todos os dias, o Anjo de Natal fará aparições para o público, que também poderá conferir, a partir das 18 horas, apresentações artísticas. A visitação é diária e vai das 8 às 22 horas, até o dia 6 de janeiro.
Aproveitando a bonita tarde de hoje, quinta-feira, Miriam Aquino levou seus filhos e sobrinhos para passear no Parque Augusto Franco. De acordo com Miriam, uma visita ao presépio foi indispensável. "Nós estamos aproveitando as férias para apreciar os espaços públicos de Aracaju e eu achei importante mostrar às crianças o símbolo maior do verdadeiro significado do natal, que é o nascimento de Jesus Cristo", afirma. Natural da cidade do Rio de Janeiro, Miriam já reside em Aracaju há 15 anos, e destaca ainda a importância da época do natal para a caridade e para a reafirmação da fé.
Na tarde de hoje, a partir das 18 horas, o presépio dará início à programação cultural. A Orquestra Cajuína e o Auto do Menino Deus do Sertão - do Centro de Pesquisa e Cultura Popular Carro de Boi - serão os responsáveis por dar o tom da programação esta tarde. De acordo com Antônio Santos, autor e diretor do espetáculo Auto do Menino Deus do Sertão, a peça já é encenada há 6 anos em Sergipe. "O espetáculo é voltado para a questão da cultura popular, mais especificamente para o Reisado, dança típica de Sergipe que fala do nascimento do menino Deus. O Auto é resultado de uma grande pesquisa pelos interiores do Estado, onde nós buscamos colher elementos sobre a importância do ´vaqueiro´ para o sertanejo", explica. Ainda de acordo com o diretor, o espetáculo vem destacar a importâncias das coisas da terra para o homem do campo, coisas estas que acabam por se tornar ´sagradas´.
Dezenas de adolescentes de diversos projetos da capital sergipana participam do espetáculo que, segundo Antônio Santos, é um trabalho experimental, mas que pretender ser uma porta de entrada para a carreira cênica daqueles que demonstrarem interesse. "O Auto é um espetáculo simples e busca ressaltar as belezas do sertão através do figurino dos personagens e do próprio enredo", aponta. O Auto do Menino Deus do Sertão começa às 19 horas e ainda será encenado amanhã e no próximo dia 14, no mesmo horário. O aracajuano Wellington Oliveira, ao saber da programação prevista para hoje, resolveu esperar as luzes do presépio acenderem e acompanhar os grupos que irão se apresentar. "Eu comentei com os meus netos que deve ser ainda mais bonito quando as luzes se acendem e resolvemos esperar. Acho importante que os pequenos vejam a cena do nascimento de Jesus Cristo e aproveitem a programação cultural. Eles também adoraram a fonte e aproveitaram para jogar uma moeda e fazer pedidos", conta.
Confira a programação completa das atrações do presépio:
10/12 - quarta - 18h - Talentos de Aracaju e Auto do Menino Deus do Sertão
11/12 - quinta - 18h - Orquestra Cajuína e Auto do Menino Deus
12/12 - sexta - 18h - Canarinhos de Aracaju e Auto do Menino Deus
14/12 - domingo - 16h30 - Canarinhos de Aracaju e Auto do Menino Deus do Sertão
20/12 - sábado - 18h - Orquestra Sanfônica de Aracaju e Tá Caindo Fulô - Auto do Menino Deus do Sertão
22/12 - segunda - 18h - Camerata de Violões João Argolo e Tá Caindo Fulô - Auto do Menido Deus do Sertão
23/12 - terça - 18h - Talentos de Aracaju e Tá Caindo Fulô - Auto do Menino Deus do Sertão
26/12 - sexta - 18h - Coral Terceira Visão Adevise e Tá Caindo Fulô - Auto do Menino Deus do Sertão
27/12 - sábado - 18h - Camerata de Violões João Argolo e Tá Caindo Fulô - Auto do Menino Deus do Sertão