Mirante da 13 de Julho expõe artesanato de Ilka Mendonça até quarta-feira

Funcaju
15/12/2008 14h43
Início > Notícias > Mirante da 13 de Julho expõe artesanato de Ilka Mendonça até quarta-feira

Colcha de retalhos, trabalhos em decoupagem e pedraria, tricô, fuxico e lã. Esses são apenas alguns dos artesanatos feitos pela artista sergipana Ilka Mendonça, 75 anos, expostos no Mirante da Praia 13 de Julho. A exposição promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), reúne mais de 400 trabalhos e segue até o dia 17 de dezembro encantando o público local e turistas.

Artesã desde os cinco anos de idade, a aposentada Ilka Mendonça revela que começou sua arte fazendo flores em papel crepom. "Sempre gostei muito de flores, de todos os tipos e cores. Aos 12 anos, soube que uma senhora em Japaratuba reproduzia em tecidos diversos todos os tipos de flores, fui até lá para aprender e não parei mais", explica a artesã. Desde esta época, ela já trabalhava profissionalmente com artesanato, além das flores, fazia colchas de fuxico, pinturas em tela, casacos de lã e tricô.

O trabalho da artesã foi passado para alguns membros da família, que fazem questão de levar adiante a arte de D. Ilka. Bernadete Aguiar, uma das filhas da artesã, dedica-se a trabalhos com bijuteria e aplicação de pedraria em colchas, toalhas, lençóis e almofadas. "Quando pequena, via minha mãe fazer colchas, pintura em tela e fuxico. Tudo o que sei aprendi com ela, a arte realmente está no sangue" fala a artesã.

As peças de Ilka fazem sucesso por todo o Estado e já foram expostas em diversos locais, como os shoppings da capital, Orla de Atalaia e Instituto Luciano Barreto Júnior. Além de edifícios de amigos e feiras realizadas fora de Sergipe, a exemplo de Brasília. A exposição pode ser visitada de segunda à sábado das 9 às 21 horas, e aos domingos e feriados das 9 às 15 horas. Informações: (79) 3179-2192.