Desfile de bijuterias e moda alternativa anima usuários do Caps Liberdade

Saúde
15/12/2008 16h35
Início > Noticias > 36552

A quinta edição do Desfile de Bijuterias e Moda Alternativa do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Liberdade, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi um sucesso. Realizado na sexta-feira, 12, o desfile reuniu profissionais de saúde, usuários de portadores de transtornos mentais e seus familiares. Este ano o tema 'De Volta à infância', no desfile profissionais e usuários se transvestiram de personagens de historinhas infantis como Chapeuzinho Vermelho, Minie, e lógico muitos palhaços. Na passarela modelos de lideranças da saúde desfilaram roupas e bijuterias confeccionadas pelos usuários.

 

A coordenadora da Rede de Apoio Psicossocial (REAP) da SMS, Simone Maria de Almeida Barbosa, diz que o evento trabalha a inclusão social. "Não só os usuários participaram do evento, mas também técnicos da saúde. " A idéia central do evento, é inserir o usuário na sociedade de forma alegre, ', completa a coordenadora.

Durante o desfile, os profissionais apresentaram um vídeo em comemoração aos seis anos de existência e o making of das oficinas de bijuterias e roupas. Houve também apresentação musical e sorteio de brindes. O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, abriu oficialmente o desfile e ressaltou os seis anos de existência do Caps Liberdade. O evento aconteceu no Centro de Referência emSaúde do Trabalhador (Cerest), localizado à avenida Luís Carlos Prestes, n 99, bairro Ponto Novo.

Luta pela Inserção Social

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju conquistou reconhecimento público nacional por ter construído uma das melhores redes de Atenção Psicossocial do Brasil, tanto pela estrutura física dos equipamentos sociais (Caps) quanto pelas ações terapêuticas realizadas". Marcos Ramos lembrou que a rede de Aracaju é composta por seis Caps e quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) com Referência Ambulatorial e quatro Serviços Residenciais Terapêutico. Conta ainda com o suporte e com a Urgência Psiquiátrica no Hospital São José.