Acontece entre os dias 17 e 18 deste mês o Seminário sobre Investigação de Surtos de Transmissão Alimentar. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria do Estado da Saúde (SES), acontece no auditório do Coeps, localizado à rua Luis Carlos Prestes, nº 99, bairro Ponto Novo.
A técnica da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS, Maria Antônia, explica que o principal objetivo do seminário é fortalecer o sistema de Vigilância das Doenças Transmitidas por Alimentos (VE-DTA) em Sergipe, promovendo uma atualização nesse tema para os participantes do evento. "O Seminário busca alertar os profissionais participantes sobre a importância da investigação de surtos de transmissão alimentar, discutir as dificuldades encontradas pelas equipes e traçar estratégias para 2009", afirma a técnica.
De acordo com Maria Antônia, 25 profissionais da área de saúde participarão da atividade, entre eles coordenadores municipais e estaduais de Vigilância Epidemiológica e Sanitária; coordenadores da Rede de Atenção Básica (REAB), da Gestão do Cuidado (COGEC) e da Rede de Urgência e Emergência (REUE); representantes dos laboratórios municipal e estadual; membros dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e técnicos da Unidade de Resposta Rápida (URR).
A programação conta com palestras, reuniões e debates. No dia 18 será proposta, entre o grupo, uma avaliação final do sistema de Vigilância das Doenças Transmitidas por Alimentos de acordo com as reuniões e debates realizados no dia anterior e a pactuação de estratégias visando o fortalecimento do sistema.
Vigilância das Doenças Transmitidas por Alimentos (VE - DTA)
A VE - DTA é o conjunto de atividades que permite reunir informações indispensáveis para o conhecimento do comportamento ou da história natural das enfermidades causadas por alimentos. Esse sistema busca, também, detectar ou prever mudanças que possam ocorrer por alterações nos fatores condicionantes ou determinantes, a fim de recomendar oportunamente e com bases firmes as medidas eficientes para sua prevenção e controle.