O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na manhã desta terça-feira, no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros, da abertura do I Seminário dos prefeitos eleitos de Sergipe que acontece até amanhã, quarta-feira. O governador de Sergipe, Marcelo Déda, deu as boas-vindas aos prefeitos eleitos e reeleitos.
"O principal objetivo é fazer o congraçamento dos prefeitos e das prefeitas municipais com o Governo do Estado. A partir de hoje apresentar os programas e projetos do Governo e também abrir a possibilidade de que eles conheçam os programas do Governo Federal para que cada Prefeitura tenha oportunidade de fazer as parcerias mais adequadas para o desenvolvimento de sua cidade", informou o governador.
Na ocasião, Déda destacou o Programa ´Sergipe Cidades´ e expôs, através do Planejamento Participativo de Sergipe, os principais pontos do Plano Plurianual e do Plano de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Desenvolver-se), que traça as metas e estratégias do Governo Estadual para os próximos 10 anos.
De acordo com o Plano, a criação das políticas públicas do governo hoje é baseada numa nova concepção de territorialização. Cada território foi dividido com base em aspectos Econômico Produtivos, Culturais, Ambientais, Político Institucionais e Sociais. Para isso houve a participação de mais de 22 mil sergipanos. "Não é viável cada cidade ter serviços que podem muito bem atender a uma região. Cada território deve contar com seus serviços essenciais, sejam escolas técnicas, hospitais regionais", defendeu Déda.
Já no programa ´Sergipe Cidades´, em parceria com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), serão destinados R$ 288 milhões para Sergipe. O dinheiro será investido em projetos voltados ao desenvolvimento de Sergipe, de forma prioritária para o interior do Estado. Para isso, o Governo irá treinar o pessoal de todos os municípios com exceção de Aracaju, que já possui capacitação, para que eles tenham o conhecimento de como planejar, elaborar projetos e conseguir financiamentos.
Prefeitos
O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que foi convidado para falar da sua experiência na capital mineira, elogiou a iniciativa do Governo de Sergipe. "Quando você chega à Prefeitura, você tem muito poder e pouca experiência. Já no final do mandato, você tem muita experiência e pouco poder. Daí a importância enorme desse encontro que o Governo de Sergipe está realizando. Eu venho de um Estado que é referência da boa prática administrativa do governador Aécio Neves, mas eu não vi em nenhum momento o Estado de Minas Gerais tendo uma iniciativa como essa", ponderou.
Durante o evento, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou a carta compromisso da gestão a ser iniciada em janeiro de 2009. Para Edvaldo o seminário é importante principalmente para os prefeitos que irão, a partir de janeiro de 2009, entrar no seu primeiro mandato. "Aqui os novos prefeitos terão os caminhos, os projetos, as linhas de financiamento e as possibilidades que estão abertas para que eles possam, com recursos próprios, desenvolver seus municípios", destacou.
Segundo o prefeito de Aracaju, o Governo demonstra estar aberto ao diálogo com todos os prefeitos, sem distinção. "Isso mostra a visão republicana do governo Marcelo Déda, porque agora aqui estão todos os prefeitos, independente de que partido se elegeram; o que interessa é que o Governo do Estado propicie condições para que todos possam fazer bem os seus mandatos", falou.
Edvaldo revelou que a Prefeitura de Aracaju tem garantido no Orçamento 2009 recursos próprios para investimento na ordem de R$ 50 milhões. "É preciso que não só Aracaju cresça, mas o interior do Estado, até mesmo para desafogar alguns serviços oferecidos somente na capital", informou.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito eleito de Aracaju, Sílvio Santos; a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino; o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas; a representante do Ministério da Educação, Donizeth Aparecida Teles Nogueira; o representante da Secretaria Nacional de Habitação, Flávio Henrique; deputados federais, deputados estaduais, prefeitos eleitos e reeleitos, dentre outras autoridades.