A Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) elaborou durante todo o dia de ontem, terça-feira, com o acompanhamento voluntário do consultor Marcel Menezes Fortes, o Planejamento Estratégico para o próximo quadriênio (2009-2012). O encontro reuniu servidores dos diferentes núcleos da Secom para discutir a efetividade das ações já realizadas e definir estratégias para concretizar as prioridades nos próximos quatro anos. O Planejamento aconteceu no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia.
No encontro, o grupo definiu qual a missão da Secom (qual a razão de ser); a visão (onde a Secom deseja chegar); as forças (características internas); fraquezas (características possíveis de serem melhoradas); ameaças (fatores externos que podem interferir no desenvolvimento dos trabalhos) e outros pontos inerentes ao planejamento estratégico, que vão servir para os trabalhos serem desenvolvidos com o cumprimento das metas.
De acordo com o secretário de Comunicação Social, Carlos Cauê, o encontro foi fundamental para consolidar o uso da ferramenta planejamento no contexto dos objetivos da pasta. "Pudemos fazer a análise de como anda o cronograma de cada ação, fazer uma reprogramação dos projetos e redefinir quais são os eixos de atuação da Secom", pontua.
Ainda conforme o secretário, o Planejamento Estratégico é indispensável. "O planejamento faculta a Secom em um caminhar mais seguro no exercício da sua atividade. Além disso, permite ver onde queremos chegar, que tipo de comunicação queremos realizar na sociedade e que tipo de imagem corporativa a gente quer para a Prefeitura de Aracaju. A ferramenta é fundamental e sintoniza com a modernidade administrativa", observa.
Para o consultor e gerente executivo do Movimento Competitivo Sergipe (MCS), Marcel Fortes, responsável pela condução do planejamento, é através da participação dos funcionários que surgem as melhores idéias dentro de uma empresa. "Essa forma de juntar todos os funcionários que pensam e fazem a empresa é a ideal, pois cada um conhece seu setor e as necessidades da área onde trabalha", coloca.
Participação
A relações públicas Fátima Campos, integrante da ouvidoria ´Fala Cidadão´, acredita que planejar é a base para o bom desenvolvimento das ações. "Quando se planeja você tem como desenvolver com habilidade e precisão os trabalhos da Secom. A reunião é o momento de colocarmos pontos de estrangulamento e sugestões para o desempenho das ações no município até 2012", explica.
Para Flávia dos Santos, técnica de informática da Secom, o Planejamento Estratégico foi um momento ímpar. "A reunião foi importante porque permitiu que nós analisássemos em conjunto as ações desenvolvidas pela Secretaria. Além disso, colaboramos com idéias para os anos seguintes", avalia.