Prefeitura realiza operação em conjunto com Juizado da Infância e da Juventude

Família e Assistência Social
17/12/2008 10h36
Início > Notícias > Prefeitura realiza operação em conjunto com Juizado da Infância e da Juventude

A partir de hoje, até a próxima sexta-feira, a Prefeitura de Aracaju vai participar de uma operação em conjunto com o Juizado da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Delegacia de Grupos Vulneráveis, além da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). A idéia é evitar que mais crianças e adolescentes continuem nas ruas da capital, já que durante o período natalino, o número aumenta consideravelmente, coibindo a exploração de crianças e adolescentes por parte dos pais em Aracaju.

"Esta ação se fez necessária pelo quantitativo de jovens que nesse período do ano vão às ruas para mendigar e se colocam em situação de risco pessoal e social. É muito importante que essa ação aconteça em conjunto: Juizado, Semasc, Conselho Tutelar e Acolher, pois, é papel da rede de proteção à criança e ao adolescente que essas realidades sejam diminuídas", ressaltou a gerente de Serviços de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Mônica Ferreira.

A operação, batizada de ´Anjo Gabriel´, será interativa e vai percorrer várias partes da cidade que recebem diariamente um grande fluxo de crianças e adolescentes pedintes, como por exemplo, na avenida Hermes Fontes, nas proximidades do Shopping Jardins e nas imediações da Rodoviária Velha.

Após a abordagem feita pelo juizado, as crianças serão encaminhadas para o quartel general que esse ano será no Conselho Tutelar do Terceiro Distrito, situado na rua Boquim, 478, Centro. Lá, conselheiros tutelares dos cinco Distritos de Aracaju estarão prontos para receber e notificar os pais dessas crianças.

A ação também acontecerá em conjunto com os Conselhos Tutelares da grande Aracaju, já que existe, nesse período, um fluxo de crianças e adolescentes dessa região na capital sergipana. "Ao identificar que as crianças são das cidades da grande Aracaju, os conselhos específicos das cidades serão acionados", destacou a gerente,

Campanha Não Dê Esmolas: Dê Cidadania

Um dos principais pontos que norteiam a campanha é justamente sensibilizar a população de que o gesto de dar esmolas só contribui para permanência de crianças e adolescentes nas ruas e influencia diretamente na evasão escolar, além de expô-los a riscos sociais e pessoais. Neste sentido, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju (CMDCA/Aju) vai relançar a campanha ´Não Dê Esmolas: Dê Cidadania´ durante a realização da ação.

Todo cidadão pode contribuir para retirada de crianças e adolescentes das ruas e ser solidário sem oferecer esmolas. Para tanto, basta apenas trocar o gesto de dar esmolas e investir no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Os recursos aplicados no FMDCA são geridos por um Comitê Gestor, formado por representantes da sociedade civil organizada e poder público, e dirigidos para entidades não governamentais que apresentarem, no próximo ano, os melhores programas sociais voltados para o atendimento a crianças e adolescente, que vivem em situação de risco, vulnerabilidade social e em trajetória de rua na capital sergipana.

Horários da Ação

Hoje, quarta-feira
Saída: 15 horas, do Conselho Tutelar do Terceiro Distrito
Endereço: rua Boquim, 478, Centro

Amanhã, quinta-feira
Saída: 18 horas, do Conselho Tutelar do Terceiro Distrito
Endereço: rua Boquim, 478, Centro

Sexta-feira, dia 19
Saída: 9 horas, do Conselho Tutelar do Terceiro Distrito
Endereço: rua Boquim, 478, Centro