Ciclovias contribuem para o aumento da qualidade de vida

Transporte e Trânsito
18/12/2008 14h46
Início > Notícias > Ciclovias contribuem para o aumento da qualidade de vida

O final do ano de 2008 está sendo uma época de grandes comemorações para a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no âmbito do crescimento da qualidade de vida dos cidadãos. Um dos números mais festejados foi o da marca de 4,7 km de ciclovias construídas neste período, resultado de uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Foram construídas nos últimos oito anos 54 km de vias especialmente destinadas às bicicletas, fruto de um investimento de R$ 11 milhões.

Com a presença das ciclovias, a adoção da bicicleta como meio de transporte se tornou mais segura e passou a contribuir para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera - provenientes dos veículos automotivos. Além disso, as centenas de aracajuanos que utilizam desse modal para chegar aos seus locais de trabalho ganharam em segurança e lazer, pois não precisam mais se arriscar no meio dos automóveis. A ciclovia mais recente entregue pela PMA em 2008 foi a localizada nas avenidas Delmiro Gouveia e Mário Jorge Vieira, no bairro Coroa do Meio. Antes disso, eram registrados altos índices de acidentes com ciclistas no local.

Um dos fatores que vêm contribuindo para o crescimento da escolha da bicicleta pela população aracajuana é o bom estado de conservação das pistas e canteiros das ciclovias. Esses avanços são garantidos pelo freqüente trabalho de sinalização e manutenção dos canteiros, sempre visando o bem-estar dos que por ali transitam. A Emsurb é a empresa responsável por colocar e cuidar da grama e das flores, enquanto a Emurb mantém conservados os canteiros - fazendo pinturas e consertos nos meio fios. Já a SMTT é a responsável por instalar e manter a sinalização vertical e a horizontal, o que facilita o trânsito das bicicletas.

As metas da Prefeitura de Aracaju para os próximos quatro anos são ousadas: duplicar a extensão das pistas para ciclistas; melhorar a urbanização e arborizar as ciclovias para tornar o deslocamento mais agradável e seguro; construir bicicletários associados aos terminais integrados de ônibus; e buscar fontes de financiamento para investir cada vez mais nesse modal ambientalmente sustentável. "Um outro objetivo a longo prazo é iniciar uma campanha para sensibilizar os empresários a fazer instalações sanitárias adequadas a quem vai ao trabalho de bicicleta", informa o prefeito Edvaldo Nogueira.

Ciclismo Legal

Os novos adeptos das bicicletas estão comemorando a retomada dos passeios ciclísticos promovidos pela SMTT, por meio do Projeto Ciclismo Legal. Durante o trajeto, eles circulam por diversas bairros e, no final, geralmente acontecem sorteios de brindes. "O intuito da campanha é mobilizar a sociedade e chamar a atenção do poder público para a construção de ciclovias, já que o crescimento no número de veículos na cidade é significativo e vem aumentando cada vez mais. Esperamos assim incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer", afirmou Selma Dantas, integrante da equipe de Educação para o Trânsito.

Os passeios ciclísticos são orientados por especialistas e monitores, que acompanham os participantes. Para proporcionar toda a assistência necessária aos ciclistas, equipes de agentes de trânsito e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) participam de toda a programação. Como forma de atrair cada vez mais adeptos ao projeto, as inscrições poderão ser feitas no dia e no local de concentração. Quem estiver interessado deverá levar apenas a carteira de identidade e preencher uma ficha de inscrição para participar do sorteio.