Prefeitura de Aracaju combate poluição visual

Serviços Urbanos
19/12/2008 11h25

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem intensificado o combate à poluição visual com o objetivo de deixar a cidade mais limpa e organizada. O serviço é realizado diariamente e cumpre a Lei Complementar Municipal 28/96, concomitante com a Lei Municipal 1.721/89, que proíbem a fixação de faixas em área pública.  

Somente em novembro, 753 faixas foram retiradas de locais proibidos ou inadequados. "Esse trabalho é feito diariamente, realizado de domingo a domingo por uma equipe de seis pessoas", informou o coordenador de Comércio e Eventos da Emsurb, Daniel Lessa.

Com a chegada dos festejos natalinos e do Réveillon, a fiscalização foi reforçada para que a beleza da decoração natalina de Aracaju não seja comprometida. "Todo o município já se prepara com a decoração; tudo de forma pensada para proporcionar um fim de ano festivo. Temos que coibir excessos para deixar a ornamentação de Natal se sobressair", explica o presidente da Emsurb e vice-prefeito eleito de Aracaju, Silvio Santos.

Vestibular

Hoje, sexta-feira, com a divulgação da lista de aprovados no vestibular da Universidade Tiradentes (UNIT) e dos pré-classificados da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a poluição visual na cidade deve crescer sensivelmente. Sendo assim, Lessa afirma que, pelo bom senso, já que se trata de uma justa causa, as faixas colocadas em muros de casas e condomínios não serão removidas de imediato.

"Com o tempo elas vão escurecendo e naturalmente vamos retirar", informa o coordenador, destacando que, mesmo em se tratando do vestibular, continua não sendo permitida a colocação de faixas em espaços públicos, como, por exemplo, postes, canteiros ou árvores.