Condutores de veículos de tração animal recebem placas de identificação

Transporte e Trânsito
22/12/2008 15h00
Início > Notícias > Condutores de veículos de tração animal recebem placas de identificação

A prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), entregou na manhã de hoje, segunda- feira, as primeiras placas de identificação dos condutores de veículos de tração animal cadastrados no Centro Educacional de Trânsito. O Superintendente da SMTT , Antônio Samarone, entregou as 27 primeiras placas e deu todas as orientações aos condutores sobre a importância do cadastramento. Os certificados do curso de direção defensiva serão entregues a partir da próxima semana, assim como as carteiras de habilitação.

O prazo para o cadastramento será estendido para que os condutores que ainda não o fizeram possam ir à Escolinha de Trânsito da SMTT e garantir suas placas, certificados e habilitações. " Quem ainda não foi licenciado terá quarenta dias a partir de hoje para fazê-lo, sob risco de ter o veículo apreendido", orienta Samarone. Os que ainda não se cadastraram deverão comparecer ao Centro de Educação para o Trânsito munidos de carteira de identidade para receberem o documento que os habilita a circular no município. Os demais bairros a partir do próximo ano serão convocados para fazer parte do sistema de identificação.

A lei n° 3502, de 26 de novembro de 2007, que regulamenta o exercício profissional dos condutores, criou o serviço de registro e fiscalização dos veículos de tração animal. A novidade está sendo colocada em prática e tem agradado os condutores que vêm essa iniciativa como uma nova oportunidade de adquirirem mais respeito e circular com mais segurança no trânsito. "Estamos amparados por uma lei e seremos vistos de outra forma. Fazemos parte do trânsito e ninguém nos respeitava; agora a história é outra. Depois do curso aprendemos mais sobre como lidar com o trânsito da cidade", destaca o vice-presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos de Tração Animal de Aracaju, Ivanildo Pereira da Silva.

Além da proteção aos condutores, os animais também receberão tratamento especial através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que irá fiscalizar as condições de trabalho impostas aos mesmos. Informações sobre o cadastramento e a entrega das placas poderão ser obtidas na Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT no número: (79) 3179-1450.