Programação do Natal de Luz atrai público para o Parque da Sementeira

Cultura
23/12/2008 11h26

A programação do Natal de Luz 2008 segue encantando o público. No Parque Augusto Franco (Sementeira), onde a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura de Aracaju (Funcaju) montou um presépio de 600m², vêm se apresentado nas últimas semanas a Orquestra Sanfônica, grupos de teatro, corais e demais atrações alusivas ao período natalino. Hoje, terça-feira, a partir das 18h, subirão ao palco o grupo de música Talentos de Aracaju e o espetáculo Tá Caindo Fulô - Auto do Menino Deus do Sertão, encenado pelo Imbuaça.

Dezenas de pessoas que visitam o parque têm se aglomerado para assistir o concerto da Orquestra Sanfônica, que mantém no seu repertório as tradicionais ‘Feira de Mangaio'; ‘Olha pro Céu meu Amor'; ‘Anunciação', de Alceu Valença, e a sergipana ‘Meu Papagaio', de Antônio Carlos Du Aracaju. A estudante de direito Ana Clara Rocha gostou muito do que viu e ouviu. "O Natal deve ter a cara do lugar em que a gente mora e Sergipe está muito bem representado com a orquestra, pois é uma forma de valorizar a nossa cultura", afirmou.

O técnico em enfermagem, Humberto Filho, e a professora Jaciara Melo, fãs incondicionais da Orquestra Sanfônica, estavam maravilhados com a programação. "O resultado de todo esse público é um forte indício de que o trabalho realizado pela Funcaju é muito bom, pois valoriza os artistas sergipanos. Meu sonho é ver a orquestra ganhar projeção nacional", confessou o técnico em enfermagem. Sua esposa, Jaciara, não cansava de admirar a decoração natalina da Sementeira. "Como se não bastasse, a cidade está belíssima e formou um conjunto perfeito com o presépio", elogiou.

Entusiasmado com a recepção do público, o sanfoneiro Robertinho dos Oito Baixos desceu do palco e fez um show à parte, tocando e dançando no meio da platéia, arrancando sorrisos e aplausos de todos. "É um momento muito prazeroso trazer a família para assistir a um concerto tão bonito. Como se vê, pessoas de todas as idades estão curtindo. Uma prova de que a orquestra deve se apresentar mais vezes em espaços públicos", ressaltou a engenheira agrônoma Suzana Campos, ao lado da pequena Letícia.

Após a apresentação do grupo de sanfoneiros, aconteceu a tradicional aparição do anjo no presépio. Momento mais esperado por adultos e crianças, a encenação costuma surpreender e encantar quem está de passagem pelo parque. "A organização desse evento está de parabéns. Nunca a cidade esteve tão bonita e iluminada", disse emocionada a dona de casa Lídia Santos, que levou o neto Igor Matheus, de apenas oito meses, para curtir a programação natalina.

Outra atração que tem agradado o público é o espetáculo ‘Tá caindo fulo - Auto do Menino Deus do Sertão', encenado pelo núcleo de teatro Mané Preto, do Grupo Imbuaça. A atriz e responsável pela montagem, Isabel Santos, declarou estar satisfeita com o apoio da Funcaju à cultura de Sergipe. "Apresentamos o projeto e a Prefeitura o abraçou de imediato. É um espetáculo bonito, leve, agradável e que traduz o espírito natalino que o Grupo Imbuaça vem apresentando ao longo dos anos", enfatizou.

Presépio

O presépio da Sementeira foi construído em madeira com ornamentação gótica, figuras estilo em tamanho natural, ambientação com plantas, fonte, estrutura de vidro, iluminação cênica e apresentações diárias do anjo de Natal. Há ainda um portal luminoso e três árvores luminosas tridimensionais medindo 7m de altura. A estrutura está aberta às visitações diárias até próximo dia 06 de janeiro, das 8h às 22h. As apresentações artísticas começam sempre às 18h, com diversas atrações.

Confira a programação completa:


23/12 - Terça - 18h - Talentos de Aracaju e Tá Caindo Fulô - Auto Menino Deus do Sertão

26/12 - Sexta - 18h - Coral Terceira Visão Adesive e Tá Caindo Fulô - Auto Menino Deus do Sertão

27/12 - Sábado - 18h - Camareta de Violões João Argolo e Tá Caindo Fulô - Auto Menino Deus do Sertão