Farmácia Popular interrompe temporariamente atendimento

Saúde
26/12/2008 14h38
Início > Noticias > 36634

O atendimento ao público da Farmácia Popular de Aracaju foi interrompido hoje, sexta-feira, por motivo de arrombamento. Os funcionários do serviço estão no local para dar informações à população. "Seguimos as normas da Fundação Fiocruz, que em caso de arrombamento, a farmácia antes de normalizar o atendimento aguarda a realização da perícia criminal", explica a gerente da Farmácia Popular, Maria Cristiane Trindade.

De acordo com Cristiane Trindade, o arrombamento aconteceu entre os dias 24 e 25 de dezembro, em pleno Natal. "Quando os funcionários chegaram na farmácia, às 07h30, a porta estava arrombada. Felizmente, não houve furtos no estoque de medicamentos, assim como não sentimos falta de equipamentos", conta.

A gerente acionou a Guarda Municipal - responsável por zelar pelo patrimônio público - e hoje pela manhã fez o Boletim de Ocorrência (BO) na 2ª Delegacia Metropolitana, que irá realizar a perícia no prédio. "Enquanto aguardamos a perícia, os funcionários continuarão no local prestando informações aos usuários, até o horário de encerramento do expediente", informa.

Acesso

Localizada na rua Estância, nº 772, no Centro da cidade, a Farmácia Popular facilita é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e foi inaugurado em setembro de 2005. O objetivo é atender as comunidades de baixa renda ao disponibilizar medicamentos a preços populares, muitos dos quais com valores 90% abaixo do mercado. O horário do expediente é das 8h à 16hh, nos dias de semana. Aos sábados, a farmácia abre das 7h30 às 11h30.

No estabelecimento são oferecidos 95 tipos de medicamentos para doenças como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses, entre outras. Anticoncepcionais e preservativos também são vendidos a preços acessíveis. O programa, que é gerenciado pela Fundação Fiocruz, conta com 11 funcionários, sendo dois farmacêuticos. Os preços dos remédios variam de R$ 0,30 a R$ 3,80.