Tendo em vista a festa da virada de ano que a Prefeitura de Aracaju vai promover na orla de Atalaia, o trânsito na área sofrerá mudanças na próxima quarta-feira, dia 31. O objetivo da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) é promover a segurança das milhares de pessoas que comparecerão ao evento, como também, a otimização e racionalização do fluxo de veículos nas vias adjacentes ao perímetro do local do Réveillon.
O local recebe tradicionalmente uma enorme quantidade de pessoas e veículos, que sobrecarregam as vias que integram aquela malha viária durante o evento. Por isso, todos os anos a SMTT toma diversas medidas para garantir a mobilidade urbana, sempre priorizando o transporte público de passageiros. Os trechos de mão e contramão da avenida Santos Dumont, na Passarela dos Caranguejos, ficarão livres somente para o pedestre, sendo, portanto, proibido o acesso de veículos, exceto em casos de emergência. Quem não cumprir as regras sofrerá as penalidades legais.
Não será permitido o estacionamento de veículos. A partir das 10 horas da manhã do dia 31, toda a extensão da Passarela do Caranguejo será bloqueada para fluxo de veículos em ambos os sentidos a partir do posto do Corpo de Bombeiros até a rotatória do hotel Parque dos Coqueiros. Serão proibidos os acessos à avenida Santos Dumont pelas ruas Bráulio Costa, François Hoald e Guilherme Figueiredo e pelas avenidas Lyons Clube e Rotary.
Para possibilitar maior fluidez no trânsito, a equipe semafórica da SMTT programará os semáforos, aumentando ou diminuindo o tempo dos equipamentos instalados nas avenidas Heráclito Rollemberg com Monteiro Lobato; Beira Mar (Restaurante O Miguel); rotatória do Terminal da Atalaia; avenidas Heráclito Rollemberg com Hildete Falcão (Restaurante Novilho de Prata); rua Júlio César Leite com avenida Hildete Falcão; avenida Mário Jorge e a rua Urbano Neto; avenida Melício Machado com a rua Fábio José; e a rotatória do conjunto Orlando Dantas.
O trecho da rua jornalista Paulo Costa que vai do hotel Parque dos Coqueiros até a avenida Rotary terá o tráfego de veículos proibido a partir das 18 horas do dia 31. No mesmo dia e horário o trânsito será um sentido único no trecho correspondente da rua Aloísio Campos. A SMTT vai monitorar a circulação do trânsito em 15 postos fixos instalados em toda a extensão da festa, enquanto a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) terá quatro postos e a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran).
Sinalização
Serão utilizados na sinalização da área:
15 - prismas de concreto
80 - cones de sinalização
20 - cones pirulito
06 - super cones
15 - lanternas de sinalização
60 - rádios transceptores
Policiais e agentes de trânsito
Serão empregados na ‘Operação Réveillon' 84 policiais e agentes de trânsito; 36 viaturas entre veículos, motos, caminhão guincho e micro ônibus. A partir das 17 horas, todo veículo que se encontrar estacionado na área isolada para o evento será rebocado para o pátio da SMTT.
Transporte
A Diretoria de Transporte Público da SMTT tomou as providências junto às empresas no sentido de oferecer transporte de todos os bairros para a orla, possibilitando à população acesso fácil à festa. Os ônibus circularão durante a madrugada garantindo a ida e o retorno do usuário.
Táxis
Nas proximidades do terminal da Atalaia, a SMTT reservou um amplo local de chagada e saída para táxi. O terminal funcionará durante toda a madrugada até o final da festa (veja mapas do itinerário das linhas de ônibus, ponto de táxis e outros serviços).
As ligações emergenciais podem ser realizadas para os telefones listados abaixo:
Polícia Militar.......................................... 190
SMTT......................................................118
CPTran ..................................................194