Estão definidas a comercialização de alimentos nas imediações e dentro do Corredor da Folia do Pré-Caju 2009, assim como as estratégias de atuação da Coordenação da Vigilância Sanitária Municipal (Convisa) e da Empresa Municipalde Serviços Urbanos (Emsurb). "O esforço da Prefeitura de Aracaju será o de garantir a redução de riscos à saúde com surtos de doenças transmissíveis por alimentos em foliões e turistas durante a maior prévia carnavalesca do Brasil", afirma o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Anderson Nobrega.
Para organizar os espaços e os serviços de comercialização de alimentos e bebidas na área do Pré-Caju, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem promovido reuniões intersetoriais entre os técnicos da Covisa, Emsurb e os representantes da Associação dos Barraqueiros e Usuários de Espaços Públicos de Aracaju. No dia 17 de dezembro, ficaram definidos os requisitos a serem observados na comercialização de alimentos e as estratégias e ações de cada órgão.
Lista de condições
Os técnicos aprovaram uma lista de condições sanitárias mínimas a serem observados por cada categoria de comerciante. A lista contém as condições sanitárias para o comércio de batata-frita, caldo-de-cana, lanches, alimentos em bares e lanchonetes, cachorro-quente, pizza, drinks (bebidas) e espetinhos.
As listas por categoria serão entregues a todos os comerciantes que receberem a permissão para comercializar no Pré-Caju 2009. "Assim, todos os comerciantes que obtiverem a permissão da Emsurb para praticarem o comércio no Pré-caju estarão cientes desses padrões de conformidades. Os comerciantes e barraqueiros serão obrigados a se adequarem, sob pena de se sujeitarem às penalidades estabelecidas na legislação sanitária", explica o coordenador da Vigilância Sanitária.
Legislação
Dentre as penalidades previstas na Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configuram as infrações à legislação sanitária federal, estão uma simples advertência, a inutilização de alimentos impróprios para o consumo ou até a mesmo interdição do comércio.
Veja mais...
Cresce expectativa da população com a proximidade da festa de final de ano
Grandes atrações farão a festa na Tenda Eletrônica do Réveillon da cidade
Réveillon na Orla de Atalaia contará com esquema de segurança especial
Conselho Tutelar marcará presença na grande festa do Réveillon 2009
PMA garante atendimento médico aos cidadãos durante o Réveillon
Alexandre Pires promete fazer grande show da virada na Orla de Atalaia
Trânsito durante o Réveillon será alterado na Orla de Atalaia