Projeto Freguesia prepara novidades para 2009

Funcaju
05/01/2009 12h07
Início > Noticias > 36657

Em 2009, o Projeto Freguesia da Prefeitura de Aracaju promete continuar levando para as praças e parques da cidade uma programação musical variada com o objetivo de abrir espaço para a música sergipana, sempre primando pela qualidade. A experiência aproveitar as festividades de final de ano para estender as atrações ao calçadão da 13 de Julho e à Orla de Atalaia deu certo e deverá ser mantida ao longo de 2009. 

Entre os artistas que se apresentaram ao longo do mês de dezembro,  estiveram nomes como Ismael e os Filhos do Nordeste, Jayme e o Trio Borborema, Orquestra Sanfônica e o coral infantil ‘Talentos de Aracaju' - que integra um projeto social mantido Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), unidade da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju).

No repertório, embalado por vozes angelicais, músicas variadas de canções natalinas e de composições de artistas locais como Cheiro da Terra, escrita por Chiko Queiroga e Antônio Rogério. As apresentações duraram cerca de 30 minutos e foram realizadas apenas por um terço dos componentes do coral, ao todo formado por 62 crianças de diferentes localidades de Aracaju.

A regente do coral, Clara Raquel, explica que a apresentação é o resultado das tarefas realizadas durante todo o ano de 2008 pelas crianças. "Essa é uma pequena amostra da capacidade dessas crianças, que durante todo o ano dedicam a manhã de sábado para oferecer aos aracajuanos esse maravilhoso espetáculo musical", relata.

O projeto tem como objetivo proporcionar a meninos e meninos, com idade entre 05 e 17 anos, um melhor desenvolvimento educacional e social. Para tanto, são oferecidas gratuitamente oficinas de técnica de pintura e desenho, canto coral, acordeon, violão, capoeira, dança, flauta doce e teatro.

Participante há mais de dois anos, Emanuele Bispo, 13, afirmou que o projeto proporciona várias formas de aprendizado e abrange atividades culturais e educacionais. "O projeto fez com que eu me educasse e ampliasse meu aprendizado dentro da sala de aula. Hoje me considero uma criança mais atenta, obediente e interessada nos estudos", conta.

Cursos 

O projeto conta ainda com o apoio de uma empresa de transporte, que faz o translado das crianças até a Escola de Artes Valdice Teles. A EOAVT desenvolve inúmeros projetos sociais voltados para comunidades de baixa renda e cursos gratuitos nos meses de janeiro e julho, período das férias escolares.

O Projeto Freguesia da Prefeitura de Aracaju acontece de segunda a sexta-feira na Praça Olímpio Campos, das 12h às 14h; e na Praça Tobias Barreto aos domingos, das 20h às 22h. Mais informações na Funcaju, pelos telefones (79) 3179-3695 ou 3678.