Centenas de católicos acompanharam na manhã de hoje, quinta-feira, na Catedral Metropolitana, a missa que marca a posse do prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e de seu vice-prefeito Sílvio Santos. O local reuniu familiares e amigos do prefeito e do vice, autoridades, políticos e integrantes dos movimentos populares em clima de confraternização e cordialidade.
A missa foi celebrada pelo arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, e o padre Jerônimo Peixoto. A cerimônia religiosa contou ainda com a participação do grupo Vocal Vivace, que entoou belíssimos hinos de louvor, a exemplo das canções ‘Meu Deus', ‘Glória' e ‘Ação de Graças'.
Dom José Palmeira Lessa em seu rito inicial ergueu preces a Deus pedindo que Edvaldo Nogueira fosse iluminado para que, carregando esperanças e sonhos da população, torne a cidade mais humana e feliz. "Por meio do trabalho, da ética e da transparência sua administração nos conduza a dias melhores. Conte conosco senhor prefeito nessa trajetória", declarou.
O arcebispo pediu ainda a atenção especial do prefeito a todos os moradores de rua e às pessoas que não possuem habitação nem emprego. "Dê prioridade aos bairros periféricos, aos mais necessitados da nossa cidade. Os esforços para dias melhores devem ser buscados diuturnamente", lembrou. Em resposta ao seu pedido, Edvaldo disse que Aracaju nunca viu tantas obras nos bairros pobres da capital. "Durante oito anos mudamos a face da cidade e agora vamos fazer muito mais no sentido de diminuir as desigualdades".
Em seguida, o prefeito Edvaldo Nogueira fez a I Leitura do Livro dos Números, onde há o relato de Jesus a Moisés. O vice-prefeito Silvio Santos interpretou a II Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas, que relata o nascimento de Jesus Cristo. O prefeito, ao lado do seu filho Maurício Soares, do governador Marcelo Déda, da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, e do vice-prefeito, participou da preparação das oferendas. Alguns secretários participaram também da oração da assembléia.
Edvaldo Nogueira mais uma vez reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da capital. "Temos confiança no futuro de Aracaju e na possibilidade de nós cada vez mais trabalharmos para torná-la uma cidade da qualidade de vida com melhores oportunidades para os aracajuanos. Nós mostramos que, durante oito anos, fizemos um grande trabalho e agora temos mais quatro anos para dar continuidade ao que foi desenvolvido. Dessa forma, iremos melhorar cada vez mais a vida da nossa gente", pontuou.
Congratulações
Após a missa, Edvaldo recebeu os cumprimentos das pessoas presentes e foi agraciado com duas homenagens: uma medalha de honra ao mérito pela vitoria nas urnas e uma placa parabenizando pela boa administração desenvolvida ao longo dos últimos dois anos e nove meses. A aposentada Maria Paulina de Andrade, do Grupo Bom Viver, no conjunto Sol Nascente, realizou a entrega. "As 65 pessoas do grupo querem bem a ele, pois Edvaldo cuida bem da gente. Recebemos orientação na área de saúde, meio ambiente e ainda temos acompanhamento nas nossas caminhadas graças ao prefeito", relatou.
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo que prestigiou a cerimônia, comentou que Edvaldo recebe uma herança que é dele próprio e do ex-prefeito Marcelo Déda, atual governador do Estado. "Ele fez uma administração excelente e agora é consolidar esses feitos. Aracaju se destaca como uma cidade bem administrada, bem arrumada, diferente de outras cidades que temos pelo país afora". Segundo Rabelo, Aracaju está na linha de frente dos êxitos que o PC do B conseguiu em 2008.
Desde 1986 que um governador não comparece às solenidades de posse do prefeito de Aracaju, mas esse ano a história da cidade tomou um novo rumo. Marcelo Déda não só fez questão de participar da missa como esteve entre as autoridades que compuseram a mesa solene durante a posse que aconteceu no início da tarde, no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE). "Aproveito a oportunidade para abraçar o prefeito Edvaldo Nogueira. Desejo a ele e a Silvio Santos uma feliz gestão", frisou.
Presenças
Compareceram à missa de posse a deputada federal Jô Morais (MG) e o deputado Carlos Valadares (BA); a deputada estadual Tânia Soares; e os secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Jéferson Passos (Finanças), Carlos Cauê (Comunicação), Lucimara Passos (Articulação Política), Marcos Ramos (Saúde), Rosária Rabelo (Ação Social), Valmor Barbosa (Obras e Urbanização), major Edênisson (Guarda Municipal), Antônio Samarone (Transporte e Trânsito), Dulcival Santana (Planejamento), Valdinete Silva (Administração), Carlos Magno (Trabalho e Renda).
Também prestigiaram a cerimônia familiares dos empossados, vereadores, além dos secretários estaduais Eloísa Galdino (Comunicação), Ana Lucia Menezes (Inclusão Social); Adinelson Alves da Silva (Controladoria Geral) e Luiz Alberto (Cultura); do ex-prefeito de Aracaju, Viana de Assis; do presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto Lima; e do diretor Administrativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) Saumíneo Nascimento, que assumirá em breve a diretoria do Banco do Estado de Sergipe (Banese).