Aracajuanos aprovam obras de urbanização na Zona Sul da capital

Infraestrutura
07/01/2009 14h11
Início > Noticias > 36716

Com o intuito de agregar praticidade ao cotidiano dos aracajuanos, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização da Prefeitura de Aracaju (Emurb), dentre uma série de soluções propôs o projeto de interligação do bairro Jardins à Zona de Expansão da capital, através de uma ponte que passará sobre o Rio Poxim. Além disso, será construído o viaduto Trancredo Neves sobre as avenidas ministro Geraldo Barreto Sobral e Paulo VI. As iniciativas pretendem melhorar o trânsito das localidades que serão abrangidas pelas obras.

No final de 2008, a Prefeitura de Aracaju convocou a população dos bairros Inácio Barbosa, Augusto Franco, Jardins e da Zona de Expansão para opinar quanto às especificidades das obras. Os estudos foram realizados por técnicos de uma empresa paulista especializada em transporte e tráfego, e agora as licitações necessárias para o começo da ponte e do viaduto já estão sendo feitas.  Desde o último sábado, uma maquete detalhando a dimensão das construções está exposta no Shopping Jardins e tem atraído a atenção de quem por ali passa.

Para o funcionário de uma empresa de construção civil, Vitor Mendonça, o investimento em infraestrutura contribui para a expansão urbana das localidades mais afastadas, além de dinamizar o trânsito da cidade como um todo. "Eu não moro em nenhuma das áreas abrangidas pelas obras, mas vou ter que passar todos os dias pelo viaduto Tancredo Neves para trabalhar, o que facilitará a minha vida", aponta. Vitor lembra ainda um detalhe da maquete que julga interessante: as ciclovias. "Também é muito importante ver que o município se preocupa em investir na utilização de veículos não poluentes", comemora.

A diminuição do tempo que passará em congestionamentos é a vantagem principal na opinião da estudante Isa Cláudia, moradora do bairro Augusto Franco. De acordo com Isa, o trânsito na região do terminal de integração do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) só tende a melhorar com a obra da ponte sobre o Rio Poxim. "Depois da construção do viaduto Jornalista Carvalho Déda, esta será a melhor iniciativa para desafogar o trânsito e diminuir o tempo que ficamos no trânsito. Penso que a melhoria do acesso dos moradores da Zona Sul às outras áreas é um grande avanço", reconhece.

Já para o aposentado Tony Matos, iniciativas como estas fazem os cidadãos se sentirem contemplados com as realizações da atual administração."Sou de Itabaiana, mas moro aqui há muitos anos com meus filhos. Me sinto muito bem quando percebo que a Prefeitura pensa nas dificuldades enfrentadas no cotidiano da população. Agora nós vamos perder menos tempo nos engarrafamentos, e ganhar em qualidade de vida", declara. Os recursos destinados às obras são da ordem de U$ 66,5 milhões, provenientes de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Outras realizações

As obras de grande destaque para o ano de 2009 são a construção da Linha Vermelha, em parceria com o Governo do Estado, ligando a Zona de Expansão ao viaduto da BR-235; a segunda etapa da Orlinha do Bairro Industrial; o calçadão e a ciclovia da avenida Beira Mar; o calçadão da rua Santa Rosa; os quiosques da praia de Aruana; o hospital infantil; a licitação do transporte coletivo; e a implantação de um aterro sanitário consorciado com os município de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Algumas obras já estão licitadas e devem começar no início deste ano, totalizando investimentos da ordem de R$ 7.647.143,76.