PMA reforça combate ao mosquito da dengue em áreas do Pré-Caju

Saúde
12/01/2009 15h56
Início > Notícias > PMA reforça combate ao mosquito da dengue em áreas do Pré-Caju

As equipes de agentes de endemias da Prefeitura de Aracaju estão prontas para intensificar as ações de combate às larvas de mosquito transmissor da dengue em áreas próximas ao circuito do Pré-caju 2009. O trabalho será realizado nos bairros Atalaia, Coroa do Meio, Farolândia, 13 de Julho, Grageru, Centro e São José, no período de 12 a 23 de janeiro, para garantir a tranquilidade de todos os foliões que vão à festa, que acontece de 22 a 25 deste mês.

"Essa ação tem como objetivo dar maior tranqüilidade aos aracajuanos e aos visitantes com relação à transmissão da dengue, impedindo a disseminação de um tipo vírus não circulante em Aracaju", diz a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante. Ela explica que a forma de controlar a transmissão da dengue é reduzir ao máximo possível a presença do transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti. "A idéia é impedir a transmissão, caso cheguem em Aracaju visitantes contaminados pelo vírus, sem apresentar os sintomas", explica.

Controle focal e fumacê

Das atividades de intensificação, a PMA estará realizando por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a busca de foco do mosquito com a utilização de larvicida (tratamento focal). Também haverá borrifação de inseticida (tratamento perifocal) de paredes de áreas externas nos imóveis, onde forem encontrados mosquitos adultos, e a utilização do conhecido 'fumacê', para a pulverização de inseticida no meio ambiente.

Aliado à ação de campo no período do Pré-Caju pela SMS, as empresas municipais de Obras e Urbanismo (Emurb) e Serviços Urbanos (Emsurb) continuarão juntos na força-tarefa nessas regiões para ampliar a intensificação de controle de larvas e de mosquito adulto. Juntas, as equips dos três órgãos farão a limpeza de terrenos baldios, por exemplo.

Locais estratégicos 

No bairro Atalaia, os agentes de endemias vão atuar nos hotéis e bares; na Orla, serão vistoriados e trabalhados os bares. Na Farolândia, serão realizadas as ações na região da UNIT até a ponte de divisão do Farolândia e Grageru (final do Corredor do Pré-Caju). No Centro, será da Ponte do Imperador até a rua Itabaianinha. No bairro São José, as áreas estratégicas são da rua Dom José Tomaz até a Campo do Brito. Na Treze de Julho, a ação vai da avenida Rio Branco até o Batistão. Na Coroa do Meio, a ação vai do shopping Rio Mar até o antigo farol.

Alerta aos sinais de gravidade

Os técnicos da Vigilância Epidemiológica chamam a atenção da população para o alerta dos sintomas da dengue. Caso você tenha febre, dores no corpo, dor de cabeça, dor olhos, manchas vermelhas na pele procure imediatamente a unidade de Saúde e ou o seu médico para ser avaliado como suspeita de dengue. Solicite a realização da prova de laço, que é um exame de triagem para identificar uma possível gravidade da doença.

Também é importante observar no paciente do segundo ao terceiro dia da doença vômitos freqüentes, dor abdominal intensa e a presença de sangue nas fezes, urinas e até no vômito. Esses são considerados sinais de alarme e gravidade da situação. Nesses casos procure imediatamente unidade de Saúde e ou hospitalar para adequada hidratação e avaliação médica.