Prefeitura faz entrega de boletos para arrecadação do IPTU

Fazenda
13/01/2009 15h48

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já iniciou a entrega dos boletos de recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) aos mais de 137 mil contribuintes cadastrados na cidade. Todos os carnês devem ser entregues nos domicílios e endereços comerciais até o dia 20 de janeiro. Já o calendário de pagamento inicia no próximo dia 30.

De acordo com o diretor do Departamento de Cadastro Imobiliário, João Freire, já foram encaminhados aos Correios 100% dos carnês. "Quem não receber até o dia 20 pode se dirigir à secretaria ou retirar o boleto pela internet, no Portal do Contribuinte disponível na página da Prefeitura. O endereço é http://www.aracaju.se.gov.br/contribuinte/", explica.

Ainda conforme João Freire, é importante que os contribuintes estejam atentos à entrega dos carnês para não pagar encargos. "O cidadão que não recebeu o boleto e nem solicitou um novo está sujeito a pagar multa. Por esse motivo, é necessária a atenção da população. Quando o cidadão não recebe o material é porque o registro deve estar desatualizado", informa.

A Secretaria Municipal de Finanças conta com uma equipe permanente de atualização e manutenção do cadastro. Todas as correspondências encaminhadas aos Correios e que não foram entregues voltam para a Sefin, onde é feita uma revisão dos dados para posterior reenvio.

Parcelas

O contribuinte que optar por pagar o imposto em parcela única receberá um desconto de 10%, caso não esteja em débito; caso esteja, o benefício será reduzido para 5% de desconto. A quantia pode ser paga em até 10 vezes, com parcela mínima de R$ 50. Os pagamentos podem ser efetuados nas agências do Banco do Brasil, Banese, Caixa Econômica, Casas Lotéricas e Ponto Banese. Para emissão do boleto ou esclarecimento de dúvidas, o atendimento pode ser feito na própria Sefin ou no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) da Rodoviária Nova ou do Shopping Riomar.

O IPTU é uma das principais fontes de recursos da Prefeitura Municipal de Aracaju para a construção e manutenção de praças, hospitais, urbanização de bairros. Tantas obras só são possíveis com uma administração coerente da verba pública. A perspectiva do município é arrecadar cerca de R$ 41 milhões este ano.