Aracajuanos ganharão duas novas Unidades de Saúde da Família

Saúde
13/01/2009 18h22

Prova da coerente aplicação dos recursos arrecadados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), duas novas Unidades de Saúde da Família (USF) estão sendo construídas nos bairros Jabotiana e Getúlio Vargas. Com o objetivo de garantir o acesso da população a um serviço de saúde de qualidade, os projetos das unidades prevêem a humanização e a ampliação dos espaços e serviços. As iniciativas fazem parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

A lei federal RDC/2002 prevê requisitos básicos para que cada Unidade de Saúde do Brasil atenda às necessidades da sociedade de maneira eficiente. No entanto, para o projeto das novas USFs a arquiteta Juliana Brandão agregou o quesito ‘qualidade de vida'. É que além de aumentar o número de consultórios e de serviços oferecidos, o projeto adaptará os espaços para o acesso de pessoas com deficiência motora, incluirá paisagismo e ambientes climatizados. Além disso, serão construídos estacionamentos internos e externos, que servirão tanto para funcionários quanto para o público.

Cada uma das unidades abrigará 13 consultórios médicos, farmácia, sala de observação, sala para vacinação, sala para inalação, local específico para a prática de curativos, área de esterilização de materiais, sala para reuniões, uma copa e uma cozinha. Segundo Juliana Brandão, a nova USF do bairro Jabotiana agregará ainda um herbário. "Além dos espaços tradicionais, eles solicitaram um espaço para que pudessem cultivar plantas medicinais, pois este já é um projeto desenvolvido pela comunidade", conta.

Serviços

De acordo com a coordenadora de Assistência Básica da SMS, Eurides Rosa, ambas as USFs têm capacidade para realizar 400 procedimentos por dia, os quais serão feitas por quatro equipes de saúde da família. "Cada equipe conta com um médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, 12 agentes comunitários de saúde e um cirurgião dentista, todos atendendo às especialidades básicas que são: clínica médica, pediatria e ginecobstetrícia", explica. Uma média de 60 pessoas trabalhará em cada unidade, contando com auxiliares de enfermagem de apoio e profissionais de limpeza.

Investimentos

Cerca de R$ 700 mil foram destinados para a construção das USFs da Jabotiana e do Getúlio Vargas, que têm previsão para ser concluídas em março deste ano. "Cada terreno teve suas especificidades, mas de maneira geral as duas unidades agregarão os mesmos serviços e o mesmo conforto.", aponta Juliana Brandão. Ainda de acordo com a arquiteta, já está prevista a construção de mais duas unidades, uma no bairro Luzia e outra no bairro Santos Dumont.