Vice-prefeito prestigia abertura da Feira de Sergipe 2009

Agência Aracaju de Notícias
14/01/2009 08h00
Início > Noticias > 36765

Um grande evento cultural e artístico onde todos os municípios sergipanos têm a oportunidade de mostrar um pouco do que é produzido por seus conterrâneos. Assim é a Feira de Sergipe, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE) na praça de eventos da Orla de Atalaia. A abertura da décima edição do evento aconteceu na noite de ontem, terça-feira, e contou com a presença do vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos. Ao todo são 254 estandes, contendo artesanato, comidas típicas, pequenos negócios e apresentações musicais.

Entre aracajuanos e turistas, centenas de pessoas prestigiaram a variedade de opções disponível por todo o circuito da feira. Em meio às tendas mais visitadas estava a da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que ao lado Governo do Estado, é um dos apoiadores. "A Feira de Sergipe já faz parte do calendário de eventos da capital e a cada ano se torna mais estruturada e organizada. O Sebrae está de parabéns e Aracaju se sente orgulhosa por sediar este evento tão importante", destacou Silvio Santos.

A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), montou no local uma estrutura ampla e confortável com o objetivo de divulgar os atrativos da capital e trabalhos de artistas da terra. "Marcamos nossa presença com nosso estande, que a cada ano é mais vistoso. Aqui os turistas têm a oportunidade de receber informações de nossa agenda cultural e turística", ressaltou o vice-prefeito da capital, lembrando que a feira é uma boa oportunidade para divulgação do Projeto Verão da PMA, que acontecerá de 7 a 17 de fevereiro.

A presença maciça de público já no primeiro dia do evento foi comemorada pelos organizadores. "O Sebrae já vem fazendo esta feira há alguns anos e as expectativas para esta edição são as melhores possíveis, com a participação de muitos turistas e sergipanos. Hoje já está começando cheio, mas amanhã vai ter ainda mais gente", afirmou o presidente do conselho deliberativo do Sebrae, José Tomaz Vasconcelos.

Segundo Vasconcelos, a colaboração de instituições parceiras tem sido imprescindível para o sucesso da feira. "Este apoio é importantíssimo. Não podemos deixar de ter parceiros como a Prefeitura Municipal de Aracaju, o Governo do Estado e o Banese [Banco do Estado de Sergipe]. São instituições que historicamente têm colaborado muito com o Sebrae", exaltou.

Representando o governador Marcelo Déda, o secretário de Estado do Turismo, João Augusto Gama, enfatizou o significado da iniciativa para o calendário turístico sergipano. "A feira já se tornou um evento do roteiro turístico do Estado de Sergipe pela sua dimensão e representatividade. Aqui você encontra o folclore, a cultura, a comida, enfim, os hábitos e costumes do povo de Sergipe", observou.

Aprovação popular

Além dos estandes com comidas típicas e demais especificidades de cada município, a Feira de Sergipe 2009 conta com uma programação recheada de apresentações culturais e folclóricas. A idéia é que turistas e moradores de cidades vizinhas conheçam as representações locais. Foi justamente isso que aconteceu com a psicóloga Ana Paula Queiroz, 46, alagoana de Maceió, mas que acaba de se mudar para Aracaju.

Entre as atrações patrocinadas pela Funcaju, tocarão sempre aos finais de semana o Quinteto Sanfônico e o artista Robertinho dos Oito Baixos. "Acabei de chegar ao evento e estou achando maravilhoso. Todos estão de parabéns", elogiou Ana Paula, enquanto acompanhava uma apresentação de dança no palco principal. "Aracaju é uma cidade linda, organizada, excelente para morar, e com esse tipo de evento fica ainda melhor", concluiu.

A mineira Neuza Pedroza, 62 anos, veio a passeio conhecer a capital sergipana, mas parece não querer ir embora. "Estou achando a cidade muito bonita", colocou. "Quanto à feira, estou achando ótima. Vim ver já na abertura, mas pretendo voltar outros dias", disse Neuza. O evento continuará aberto ao público diariamente até o dia 25 de janeiro, sempre no horário das 17 às 23 horas.