PMA retoma grupo de Terapia Comunitária em USF do bairro Santa Maria

Saúde
15/01/2009 18h29
Início > Notícias > PMA retoma grupo de Terapia Comunitária em USF do bairro Santa Maria

Avançando na qualidade de vida e na integralidade na saúde da população, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) retomou em 2009 o projeto de Terapia Comunitária na Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, no bairro Santa Maria - um das áreas mais vulneráveis da capital sergipana.

"A Terapia Comunitária é uma técnica moderna de promoção de diálogos, de integração e de ajuda mútua de pessoas de diferentes grupos sociais, sexo e faixas etárias em um espaço público. O SUS vem utilizando esta ferramenta para melhorar a sociabilização da comunidade e o vínculo entre a unidade e a comunidade para que estes se sintam fortalecidos para resolver seus próprios problemas", explica a coordenadora da 2ª região da Rede de Atenção Básica (REAB) do SUS municipal, Eurides Rosa de Carvalho.

O espaço público de Terapia Comunitária na USF Osvaldo Leite foi organizado em 2005. A retomada desse serviço foi divulgada pelos agentes comunitários de saúde nas visitas residenciais aos usuários e também por meio de cartazes pregados na própria unidade.   

O agente de saúde André Carlos Batista está sendo capacitado junto com outros funcionários da USF Osvaldo Leite para dar continuidade ao projeto no município de Aracaju e, durante a sessão, ele informa que é trabalhado o psicomental do usuário. "A terapia funciona na medida que a pessoa possa retirar de si tudo o que lhe faz mal. Na reunião ela pode se expor sem sentir vergonha. Todos são iguais. Isso lhe dá segurança", explica o agente André Carlos.

Usuários 

A participante dessas reuniões e dona de casa, Ana Lúcia Gonçalves, 35 anos, conta que soube que existia esse grupo quando foi marcar uma consulta. "A assistente social do posto indicou a terapia quando vim marcar uma consulta com o psicólogo. Gostei demais porque pude falar dos meus problemas. Eu me sinto mais leve e aliviada quando saio das reuniões", revela Ana Lúcia.

Nas atividades iniciadas este mês participam oito pessoas, mas existe uma perspectiva de crescimento. A assistente social e uma das terapeutas Rosely Anacleto diz que "temos estrutura para atender até 20 pessoas por reunião. Caso a demanda seja maior do que isso, abriremos outro grupo. Queremos levar à população que a idéia da terapia é uma coisa boa e acessível, não é apenas para as classes mais altas que pagam por terapias individuais com psicólogos", relata a assistente social.

Surgimento

A Terapia Comunitária é uma experiência que surgiu em 1987 em Fortaleza (CE) e integra o Programa Saúde da Família (PSF), do Ministério da Saúde. Para ser terapeuta comunitário não é necessário ter formação superior ou trabalhar na área da saúde. O trabalho desses terapeutas não é a intervenção clínica; o objetivo é promover a saúde mental e diminuir o sofrimento. "A terapia comunitária acolhe, escuta, cuida e direciona melhor as demandas permitindo que só sigam para os níveis secundários de atendimento os casos que não foram resolvidas nesse primeiro nível de atenção", diz o psiquiatra Adalberto Barreto, criador da terapia.

A USF Osvaldo Leite fica localizada na Avenida Azul, s/n, bairro Santa Maria, e o grupo de Terapia Comunitária se reúne todas as quintas-feiras das 14h às 15:30h.