PMA comemora sucesso do ciclopatrulhamento e planeja ampliar o serviço

Guarda Municipal
16/01/2009 11h55

Com muitos elogios e palavras de reconhecimento os aracajuanos receberam o início do ciclopatrulhamento no Parque Augusto Franco (Sementeira) e calçadão da 13 de Julho. Desde a última segunda-feira, dia 12, a atividade vem sendo realizada diariamente pela Prefeitura de Aracaju, através da Guarda Municipal (GMA). O objetivo é reforçar a segurança dos freqüentadores e garantir a preservação do patrimônio público. O balanço dessa primeira semana de trabalho é positivo e, por conta do sucesso, a iniciativa será ampliada.

Segundo o diretor da Guarda Municipal, major Edênisson Paixão, os guardiões que estão fazendo o ciclopatrulhamento têm sido parados constantemente por jovens, adultos e idosos interessados em saber mais sobre a atividade, além de exaltar e agradecer o esforço de cada um. "O que a gente percebe é que a atividade está sendo muito bem vista. Já recebemos vários e-mails elogiando a iniciativa", conta.

Ainda de acordo com ele, a corporação recebeu um ofício solicitando à Prefeitura que o ciclopatrulhamento seja estendido para a orlinha do bairro Industrial. "Resolvemos acatar o pedido porque lá é um local com grande fluxo de pessoas, inclusive turistas. Vamos fazer alguns ajustes nas escalas para iniciar as atividades na orlinha já nas próximas semanas. Nossa intenção é que lá o ciclopatrulhamento seja ininterrupto, como estamos fazendo na 13 de Julho", revela o diretor.

Esquema de trabalho

No calçadão da 13 de Julho, a segurança está sendo reforçada permanentemente com a presença de uma dupla de guardiões, que realiza rondas ininterruptas com auxílio de bicicletas. Nos horários em que a presença de freqüentadores é maior (das 5:45h às 10h e das 16h às 22h), mais uma dupla circula no local. Já no Parque Augusto Franco, a ciclopatrulha é realizada por três guardiões, das 5:45h às 10h e das 16h às 20h. "Como o parque é muito grande, estamos querendo aumentar o efetivo para garantir a cobertura integral da área", afirma major Edênisson.

Ele conta que os profissionais ficam atentos à presença de suspeitos e coibem a depredação do patrimônio, o consumo de drogas e outras ações criminosas, como furtos e roubos, além de dar informações úteis aos frequentadores. "Sem dúvida, a presença dos nossos homens garante mais tranqüilidade e bem-estar àqueles que querem passear, caminhar, praticar esportes e se divertir com os filhos e amigos", resume.

Motopatrulhamento

Também pensando em dar mais segurança à população, a Prefeitura de Aracaju vai retomar no próximo mês o motopatrulhamento. Ao todo, 13 motos vão ser utilizadas para ampliar a mobilidade e tornar mais efetiva a atuação dos guardiões. A intenção é escalar em cada turno quatro equipes. Segundo o diretor da Guarda Municipal, esse número será aumentado aos poucos. "Nosso pessoal vai circular por toda a cidade, dando atenção especial aos postos de saúde, às escolas, praças e outros equipamentos públicos", antecipa.