PMA revitaliza principal praça do bairro Santos Dumont

Infraestrutura
19/01/2009 12h57

Mais um importante espaço público destinado à convivência e ao lazer foi inserido no Programa de Reurbanização de Praças, executado há cerca de dois anos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Desta vez, a comunidade contemplada é a do bairro Santos Dumont, que desde o mês passado vem acompanhando com ansiedade a reforma da praça Ulisses Guimarães, a maior e mais importante da localidade, com quase 6.500 m².

Atualmente, 15 homens trabalham no assentamento de 1.434 metros de meio-fio, demarcando os espaços destinados aos diversos equipamentos que serão instalados no local. A praça terá parque infantil, pista para caminhada com quase 2 km de extensão, aparelhos de ginástica, estacionamento, bancos, lixeiras, pergolado, áreas verdes, rampas de acesso para cadeirantes, além de quadra poliesportiva com piso de alta resistência, alambrado, cobertura e arquibancadas. O investimento é de R$ 480 mil.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, José Roberto Santos Leite, a quadra e o parque infantil já existiam, mas precisaram ser demolidos para dar lugar às novas construções. "Essa praça estava bastante deteriorada. Não havia equipamentos de ginástica, nem alambrado, o parque infantil tinha poucos brinquedos, os bancos estavam quebrados. A reurbanização vai mudar completamente esse lugar", afirma.

A obra deve ser concluída em maio, mas entre os moradores da localidade, a expectativa já é grande. De acordo com a comunidade, a praça, onde estão instalados duas lanchonetes e um ponto de ônibus, é bastante frequentada por pessoas de todas as idades: mães com filhos pequenos, estudantes, idosos. A quadra, inclusive, é utilizada por uma escolinha de futebol que atende crianças e jovens do bairro.

"Vai ser uma maravilha. Todo mundo está animado por aqui, esperando para ver o resultado. Eu mesmo estou acompanhando as obras e acho que vai ficar ‘um brinco'. A praça realmente estava feia, precisando de uma reforma. Antes eu não tinha nem vontade de trazer minha filhinha para brincar, mas agora, depois dessa obra, eu vou ter gosto de passear com ela por aqui", diz o pintor Wiliams Lopes, que mora próximo à praça.

A moradora Josefina Santos, que trabalha fazendo carrego, conta que o espaço nunca tinha sido revitalizado. "Moro aqui há 20 anos e é a primeira vez que vejo essa praça sendo reformada. Vai ser muito melhor para a população. Eu só espero que as pessoas saibam conservar", lembra.

Programa de revitalização

Somente nos últimos dois anos, a Prefeitura de Aracaju entregou à população mais de 20 praças, todas construídas ou totalmente revitalizadas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Outras 18 estão em andamento. O investimento, que chega a quase R$ 20 milhões, tem beneficiado milhares de pessoas de diversos bairros.

O Programa de Construção e Revitalização de Praças da PMA foi idealizado a partir da constatação do poder transformador de alguns projetos considerados de baixo custo, capazes de harmonizar e melhorar a paisagem dos bairros, elevar a auto-estima das comunidades, promover a integração dos moradores, além de incentivar o lazer e a prática esportiva.