Produzido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Aracaju (Funcaju), o primeiro Mapa Turístico da cidade foi muito bem recebido por milhares de pessoas que descobriram a capital brasileira da qualidade de vida durante a Feira Sergipe 2009. O evento acontece até o próximo domingo, dia 25, das 17h às 23h, na praça de evento da Orla de Atalaia, e é uma ótima opção para quem quer fugir da agitação do Pré-Caju 2009.
Feito com base cartográfica, o mapa tem o objetivo de facilitar a locomoção dos turistas que visitam a cidade. Além de estar disponível no estande da Prefeitura de Aracaju montado na feira, alguns exemplares podem ser encontrados nos postos de informações turísticas localizados na Colina do Santo Antônio, Mirante da Praia 13 de Julho, Memorial da Bandeira, Mercado Thalles Ferraz, Aeroporto e Orla da Praia de Atalaia. Nessa primeira tiragem, foram impressos 4.000 mapas de bolso com recursos próprios do município.
A publicação traz a localização de nomes de ruas, avenidas, praças, parques, museus, teatros, praias, terminais de integração, aeroporto, rodoviária, entre outros. E conta ainda com fotos, dicas de passeios, dados relevantes e curiosos sobre Aracaju, um breve texto sobre a história da capital e ainda três sugestões de roteiros para o interior do Estado: Xingó, Costa das Dunas e Manguezais e Cidades Históricas. O projeto foi elaborado a partir do levantamento cartográfico realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).
Um grupo de visitantes da cidade de Tomar do Geru (SE), distante 131 quilômetros da capital, avaliou como uma medida de grande importância a distribuição do mapa turístico. "Muito boa a iniciativa de oferecer esse mapa gratuitamente para os visitantes. Assim, nós que somos de outras cidades temos a oportunidade de conhecer outros pontos turísticos de Aracaju", frisou a cabeleireira Terezinha Silva.
Outro turista empolgado com os atrativos mostrados na publicação foi o funcionário público Gustavo Reginatto, moradores do Estado do Rio Grande Sul. "As pessoas são muito legais, a cidade é muito bonita e, acima de tudo, tranqüila. Impossível não querer retornar", destacou o gaúcho, que promete voltar em outra oportunidade para ficar mais tempo aproveitando o charme e a beleza da capital brasileira da qualidade de vida.
Estande
Entre os principais atrativos do estande - decorado pelo artista plástico argentino Alfi Gristelli -, destaca-se não só a distribuição do Mapa Turístico. Também têm chamado a atenção dos turistas as apresentações de artistas da terra, a beleza da decoração e a distribuição de materiais promocionais e de comidas típicas.
Animado pelo sanfoneiro Robertinho dos Oito Baixos e ao som do autêntico forró sergipano, o estande ficou pequeno para quem resolveu se aglomerar para apreciar a apresentação. "Aqui está maravilhoso, além de muito bem decorado, a organização acertou em cheio colocando boas atrações musicais. Isso mostra a preocupação em não deixar uma cultura de qualidade se perder", declarou a vendedora Inês Pinto, residente no município de Natal (RN).
Alegria não faltou para a dona de casa Renilda Santos, moradora da cidade de Riachão do Dantas, a 99 quilômetros de Aracaju. A sergipana não resistiu e caiu no forró de Robertinho dos Oito Baixos. "É a segunda vez que venho à Feira de Sergipe e esse ano o espaço da Prefeitura Municipal está mais lindo ainda. Autêntico e animado, além de bastante agradável", elogiou.