Prefeitura de Aracaju organiza espaço do Pré-Caju Verão 2009

Serviços Urbanos
23/01/2009 11h56
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju organiza espaço do Pré-Caju Verão 2009

A Prefeitura de Aracaju já preparou toda a estrutura para a realização da maior prévia carnavalesca do Brasil. Durante os quatro dias da festa, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) irá garantir os serviços de limpeza e fiscalização do comércio. De acordo com o presidente em exercício da Emsurb, Fábio José da Silva, a estratégia de cada edição do Pré-Caju já começa a ser montada ao final da edição anterior.

"Para se ter uma idéia, somente na Emsurb nós temos mais de 700 pessoas envolvidas na organização do evento, então tem de haver um planejamento adequado, pois depois do Forró Caju é o maior evento realizado em nossa cidade", destacou. No ano passado, a Prefeitura de Aracaju recolheu 57 toneladas de lixo durante os quatro dias de evento e para este ano a estimativa é maior.

Para garantir a beleza e a organização da festa, 375 agentes de limpeza se revezarão antes, durante e após cada dia de folia no percurso do evento, ruas adjacentes, além da área de mangue da avenida Beira Mar. "Pretendemos intensificar a coleta pelo fato de o Pré-Caju estar inserido dentro da programação do Verão Sergipe do Governo do Estado", expõe o gerente de Limpeza, José Roberto Gomes.

Bloco da Limpeza

O tradicional Bloco da Limpeza este ano estará pela 14ª vez no Pré-Caju. Essa é uma forma de o município e a população aracajuana reconhecerem o trabalho desses agentes que mantém a cidade limpa durante todo o ano. Durante a festa, os agentes trabalham e se divertem ao mesmo tempo. O bloco é animado por uma bandinha de frevo, que executa músicas que remetem a antigos carnavais.

Banheiros químicos

A Emsurb vai disponibilizar e manter a limpeza de 150 banheiros químicos que estarão espalhados em todo o percurso do Pré-Caju 2009. Para a manutenção, serão quatro caminhões-pipa (três com capacidade para 15 mil litros de água e um de 20 mil). Além disso, um ficará de plantão em caso de emergência. A distribuição dos banheiros químicos foi pensada para atender a demanda nos locais de maior concentração.

Áreas verdes

Os cuidados com as áreas verdes no Pré-Caju também são intensificados. Além da proteção em torno de árvores e plantas, a assistência é dada antes e após a festa. "O serviço de irrigação é a solução para manter a vegetação ativa. Após cada dia de evento, a irrigação será imediata. Dessa forma, cinco dias depois a área já volta ao normal", garante o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia.

Comércio ambulante

O comércio ambulante terá 300 trabalhadores envolvidos, entre fiscais, motoristas, supervisores e coordenadores. Este ano foram concedidas 751 autorizações para o comércio de alimentos, bebidas e outros produtos durante o Pré-Caju. Para isso, o curso oferecido pela Coordenação da Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) foi obrigatório a todos os comerciantes.

Para a estudante Rafaela Domingo Vieira Santos, que foi sorteada para tenda de lanches, a expectativa é vender, além de bebidas, batata-frita, espetinho de carne e pastel. "O curso da vigilância sanitária é muito importante porque as pessoas ficam sabendo como manusear, acondicionar, cuidar e limpar os alimentos da forma correta", afirmou.

Segundo o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Carlos Mota, quem não estiver regularizado será proibido de comercializar na festa. "A fiscalização será rigorosa. As pessoas que obtiveram a autorização têm de estar com a camisa, o crachá com foto, além do documento comprovante de pagamento", informou.