PMA vai monitorar mangue da 13 de julho durante o Pré-Caju

Serviços Urbanos
23/01/2009 10h10
Início > Notícias > PMA vai monitorar mangue da 13 de julho durante o Pré-Caju

Além da organização do comércio e limpeza da área do Pré-Caju 2009, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), garantirá o monitoramento e recolhimento de lixo no manguezal no percurso da festa. "Nossa atuação acontece antes e após o Pré-Caju. Para isso contamos com 15 agentes de limpeza", explica o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes.

Para executar o serviço, os agentes adentram o mangue para fazer a catação do material com o auxílio de vassouras de aço e luvas, assim como botas de cano longo e máscaras. Os equipamentos de proteção são necessários, pois a estrutura das árvores - com vegetação densa, raízes altas e terreno pantanoso - impede a catação com pás, enxadas, carrinhos de mão ou máquinas.

Outra dificuldade enfrentada pelas equipes de limpeza é o movimento da maré. Segundo o gerente, o serviço só pode ser realizado enquanto a maré está vazante. "A cada dia de vazão da maré, mais material chega ao mangue. Infelizmente isso é constante, fruto do descarte indiscriminado de lixo nos rios e canais", acrescenta Gomes.

Parceria

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), a Emsurb e a Vigilância Sanitária de Aracaju fecharam uma parceria na última quinta-feira, 15, para definir condicionantes sobre a questão ambiental durante a realização do evento. O objetivo da ação conjunta é garantir a proteção integral de toda área de mangue e rio no percurso da festa.

A Emsurb ficou com a responsabilidade de dar a autorização aos comerciantes que vão instalar bares às margens do manguezal e orienta-los sobre o correto destino do lixo, além de executar o serviço de limpeza. Já a Adema vai fiscalizar a área, observando se está havendo acúmulo de resíduos sólidos em locais impróprios.