PMA fiscaliza a estrutura dos camarotes particulares do Pré-Caju 2009

Infraestrutura
19/01/2009 18h42

A poucos dias do início do Pré-Caju Verão 2009, muitos foliões começaram a se preparar para a maratona dos quatro dias de festa. Para garantir a segurança daqueles que preferem acompanhar a prévia no conforto de um camarote particular, a Prefeitura de Aracaju participou na tarde hoje, segunda-feira, da fiscalização integrada, uma iniciativa do Conselho Regional de Engenharia de Sergipe (Crea-SE) em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual.

Com um grupo formado por engenheiros do Crea-SE e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a comitiva vistoriou as estruturas instaladas nos condomínios ao longo do corredor da folia, localizado na avenida Beira Mar. Este ano quatro camarotes particulares estão sendo erguidos, dois deles possuem autorização provisória e os outros dois já protocolaram a solicitação na Emurb, órgão co-responsável pela fiscalização.

Manoela da Silva Santos, que coordena a montagem de um dos camarotes particulares, afirma que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju dá credibilidade à atuação dos profissionais do setor. "É nossa obrigação ter uma instalação que ofereça as condições de segurança necessárias. É importante esse controle prévio, senão os próprios foliões não teriam a garantia de estar em um local que obedece às normas de segurança. Acho ótimo esse trabalho preventivo", explica a coordenadora, que possui a autorização provisória de instalação.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, as ações preventivas iniciadas no início do ano foram capazes de desenvolver um trabalho de conscientização dos proprietários dos camarotes. "Como normalmente são os mesmos organizadores, a cada ano as estruturas ficam melhores. Nosso maior problema era com os camarotes improvisados que não ofereciam segurança. Este ano estamos trabalhando para coibir essa prática, por isso distribuímos em todos os condomínios da avenida um comunicado com as normas e procedimentos para alcançar a licença de instalação", pontua.

Vistoria final

Para evitar que futuros acréscimos sejam feitos indevidamente na estrutura, a equipe da fiscalização integrada realizará na próxima quinta-feira, às 15h, mais uma vistoria na estrutura. "O objetivo é verificar que estrutura foi realmente instalada, se há os itens de segurança como extintores de incêndio, parapeito, corrimão nas escadas e se há estruturas inflamáveis, normalmente a decoração", informa Paulo Costa.