Prefeitura de Aracaju amplia pontos de distribuição de preservativos no Pré-Caju

Saúde
23/01/2009 09h44
Início > Noticias > 36813

O Programa de Prevenção às DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Aracaju (SMS) ampliará suas atividades neste Pré-Caju para garantir a saúde do cidadão. Desde 2000, a coordenadoria do Programa mantem na festa estandes para distribuição de preservativos. Este ano, a estrutura será duplicada.

Conhecidos como 'Ponto da Prevenção', os estandes vão disponibilizar aos foliões cerca de 7.200 preservativos por noite. Em cada um deles, ficará uma equipe especializada da Prefeitura de Aracaju durante toda a festa. Também participarão da distribuição representantes de ONG's ligadas ao combate à Aids.

Os 'Pontos de Prevenção' ficarão em locais de fácil acesso para a população. Uma barraca será instalada no início da Passarela da Alegria, na avenida Beira Mar, ao lado do Juizado de Menores. Outra ficará próxima ao mirante da 13 de Julho.

Números 

A técnica do Programa de DST/Aids, Jô Oliveira, diz serem primordiais as ações preventivas da SMS em festas como o Pré-Caju. "São momentos de alegria e descontração em que as pessoas ficam mais eufóricas e esquecem que têm de se prevenir. É uma excelente oportunidade de levar informação com relação à necessidade do uso do preservativo", ressalta.

Apesar da constante informação, os números de casos de Aids vêm crescendo. Em Aracaju, a maior incidência é entre homens com faixa etária entre 20 e 49 anos de idade. Segundo dados colhidos pelo téctico da Coordenação de Vigilânca Epidemiológica, Rogério Marante, em 2008 houve 83 novos casos da doença no município e uma proporção de 19,5 homens infectados para cada sete mulheres.