A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu início nesta quarta-feira, dia 20, aos preparativos para a etapa local da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que deve ocorrer em julho, em Brasília (DF). O secretário municipal de Governo, Bosco Rolemberg, recebeu a visita de membros do Ministério da Justiça para discutir a formatação do evento. A meta é mobilizar o máximo de representantes da sociedade, do poder público e dos profissionais de segurança para discutir politicas para a área nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
Durante o encontro, o secretário afirmou o interesse do prefeito Edvaldo Nogueira em promover todo tipo de medidas que contribuam com o bem-estar da população. "Procuramos alinhar as açãões municipais aos projetos do Governo Federal em prol dos cidadãos e a Conferência Nacional é mais uma ferramenta de participação popular na qual a Prefeitura vai investir para que se fortaleça o sistema de segurança pública tanto na cidade como em todo Sergipe. A Conferência Municipal deverá acontecer até o mês de março, antecedendo as etapas estadual e nacional", explicou.
Na oportunidade, Bosco Rolemberg ainda destacou a importância da formação de um Conselho Municipal de Segurança Pública e lembrou que a experiência da PMA no fomento à participação popular será decisiva. "Vamos trabalhar para aproximar as comunidades das discussões, assim como já é feito no Congresso da Cidade, no Orçamento Participativo e nas conferências municipais de Saúde e Educação. Vamos nos somar para procurar, com outras cidades do Brasil, as direções necessárias para melhorar a segurança no país", reforçou.
Participaram da reunião o mobilizador da 1ª Conferência Nacional, Guilherme Leonardi; a mobilizadora Regional do evento para Sergipe, Bahia e Alagoas, Regina Lopes; o coordenador da Conferência Estadual, delegado Jéferson Alvarenga; e o diretor da Guarda Municipal de Aracaju, major Edênisson Paixão. Pela manhã, todos acompanharam junto com o prefeito Edvaldo Nogueira a assinatura do decreto que convoca a 1ª Conferência Estadual pelo governador Marcelo Déda. Durante a solenidade, Déda ainda doou 300 revólveres da Polícia Militar à Guarda Municipal de Aracaju e entregou veículos, armas e equipamentos para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Leia mais...
Governo do Estado doa 300 armas para Guarda Municipal