Em clima amistoso e construtivo, gestores municipais e representantes dos trabalhadores da Prefeitura de Aracaju abriram na tarde de hoje, quarta-feira, o calendário de encontros para definição do reajuste salarial de 2009. A Comissão de Negociação da Prefeitura, representada na reunião pelos secretários de Governo, Bosco Rolemberg, de Finanças, Jéferson Passos, e de Administração, Valdinete Silva, recebeu as primeiras propostas do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sepuma).
"A Prefeitura está aberta a discutir, avaliar e procurar soluções para valorizar e melhorar a condição dos servidores do município. Esta é a primeira das 12 representações sindicais que receberemos para conversar", lembrou Rolemberg. Ele explicou que as negociações neste ano foram mais uma vez antecipadas, objetivando proporcionar um ganho ainda maior aos trabalhadores. "A meta do prefeito Edvaldo Nogueira é dar o reajuste já no mês de fevereiro e por isso, precisamos adiantar as conversas".
A secretária Valdinete Silva afirmou que todas as sugestões passadas pelo Sepuma serão analisadas. "Além da proposta de aumento salarial, o Sindicato nos trouxe a necessidade de melhorar as condições de adesão ao Ipesaúde. A Prefeitura vai procurar caminhos para proporcionar os serviços de saúde dentro de uma situação mais adequada à realidade financeira do grupo de profissionais que compõem a administração. Entre as idéias já aceitas na reunião, vamos fazer uma pesquisa para planejar mudanças", adiantou.
O encontro ainda contou com uma explanação do secretário Jéferson Passos sobre o atual cenário econômico do país e como o município planeja ações para contornar as previsões de queda de receita. "Estamos verificando a arrecadação da cidade e os repasses estaduais e federais para então vislumbrarmos a capacidade de reajuste para o servidor público municipal. Tudo isso ocorre em fases distintas, mas mesmo assim vamos ouvir desde já quais as reivindicações do conjunto de trabalhadores".
Para o presidente do Sepuma, Nivaldo Fernandes, a iniciativa é uma grande vitória para as entidades representativas. "É louvável a postura da Prefeitura em abrir as portas para os servidores e discutir os anseios de todos os setores. O encontro foi positivo nesse sentido. Já temos as linhas de como será a conversa daqui pra frente e o sentimento é de que seremos acolhidos", comentou, prometendo aprofundar as propostas para a segunda rodada de encontros.
Amanhã, quinta-feira, a Comissão de Negociação recebe o Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) no Centro Administrativo de Prefeitura, enquanto na sexta-feira a reunião será com o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed). A série de encontros segue na semana seguinte até que todos os sindicatos sejam contemplados. Depois dessa fase, a expectativa é de que uma nova série de debates será iniciada em fevereiro, antecedendo a data-base de todos os servidores.
Veja mais...
Prefeitura inicia pagamento do Piso Nacional do Magistério no dia 30