PMA orienta grupo estrangeiro interessado em investir na capital

Planejamento e Orçamento
22/01/2009 10h36

Depois da primeira rodada de reuniões com gestores municipais e estaduais, ocorrida no mês passado, representantes do grupo inglês 4Property retornaram a Aracaju para dar continuidade às conversações sobre o interesse em investir na cidade, mais precisamente no setor de construção civil. Esta semana, eles se reuniram com o secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana, para pedir mais informações sobre aspectos econômicos, legais e ambientais determinantes para a elaboração dos projetos.

Inicialmente, o grupo demonstrou a intenção de adquirir terrenos para a construção de hotéis e condomínios. Antes de definir as especificidades dos empreendimentos, os ingleses estão buscando dados técnicos para medir o grau de confiabilidade dos investimentos e a previsão de retorno de capital. "A Prefeitura de Aracaju está esclarecendo e orientando os investidores. Nosso papel está sendo esse: passar informações sobre as características da cidade, plano de desenvolvimento, legislação, código ambiental e política econômica", conta Dulcival.

De posse desses dados, o grupo ficou de estudar as áreas de interesse, voltar para a Europa para captar recursos e retornar à Aracaju, em seis meses, já com projetos prontos. Um deles está em parte definido. Trata-se de um condomínio fechado na Zona de Expansão que servirá como ‘segunda residência estrangeira'. O terreno já foi comprado.

Os investimentos trarão para o município uma série de benefícios, entre eles a geração de impostos, trabalho e renda, com o conseqüente aquecimento da economia local. Segundo o secretário municipal de Planejamento, a capital sergipana tem atraído investidores de várias partes do país e do mundo pelas belezas naturais e também pelos excelentes indicadores que apresenta. "Aracaju é a capital da qualidade de vida e é uma cidade que vem despontando no cenário nacional pelo grau de organização e desenvolvimento", resume Dulcival Santana.

Primeiro encontro

O primeiro contato entre o grupo inglês 4Property e a Prefeitura de Aracaju aconteceu no início de dezembro. Na ocasião, os investidores se reuniram no auditório do Centro Administrativo com o prefeito Edvaldo Nogueira, com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e com o secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana.

O prefeito Edvaldo Nogueira se mostrou otimista com as novas perspectivas. "Fico feliz ao ver que por conta dos indicadores econômicos, nossa cidade vai cada vez mais atraindo investidores nacionais e estrangeiros. Num primeiro momento, mostramos áreas, discutimos possibilidades, repassamos informações e estou muito esperançoso que essas conversas iniciais se transformem em projetos efetivos. Isso possibilita mais emprego, renda e oportunidades para a população", afirmou.

Segundo o secretário Jorge Santana, também interessa ao Governo do Estado dar o apoio necessário para viabilizar esse tipo de empreendimento. "Há boas perspectivas de o negócio se concretizar. Naturalmente, essas decisões passam por várias discussões preliminares e considerações relativas a questões ambientais, estratégicas e econômicas. O interesse do grupo é grande, assim como o nosso também. Por isso vamos trabalhar para superar os obstáculos atrair investimentos para Sergipe", pontuou.

Ficou sob responsabilidade do secretário de Planejamento, Dulcival Santana, colocar sua equipe técnica à disposição dos empresários ingleses para dar todo o suporte necessário ao grupo. "Vamos manter contato permanente. A conversa inicial foi promissora. Eles têm os recursos, a pretensão e a disponibilidade, que estão aliados à vontade do município em trazer esse tipo de investimento. Dessa forma, a tendência é que todos saiam ganhando", comentou.