Agentes do Programa de Combate à Dengue realizam caminhada na orla

Saúde
22/01/2009 16h16

Uma equipe de 50 agentes de endemias da Prefeitura de Aracaju e o grupo 'A arte de prevenir' realizaram uma caminhada hoje pela manhã, quinta-feira, na Passarela do Caranguejo. A ação foi direcionada aos proprietários de bares e hotéis da Orla de Aracaju e teve o objetivo de ajudar no combate às larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

No caminho, os agentes distribuíram folhetos educativos. Já o grupo 'A Arte de Prevenir' estava com um agente fantasiado de mosquito da dengue, adereços coloridos e tocando instrumentos. A performance chamou a atenção dos comerciantes e turistas para a necessidade da participação popular na prevenção à doença. Essa atividade na orla encerra o ciclo de ações de intensificação de combate ao mosquito, promovido pela PMA nas áreas próximas ao circuito do Pré-Caju 2009. 

Início dos trabalhos

O trabalho de intensificação foi iniciado no dia 12 de janeiro deste ano nos bairros Atalaia, Coroa do Meio, Farolândia, 13 de Julho, Grageru, Centro e São José. O objetivo foi o de controlar a transmissão da dengue e reduzir ao máximo possível a presença do mosquito Aedes aegypti.

Das atividades de intensificação, a PMA, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atuou na busca de foco do mosquito e na eliminação das larvas com a utilização de larvicida (tratamento focal). Também foi realizada a borrifação de inseticida (tratamento perifocal) nas paredes de áreas externas nos imóveis, onde foram encontrados mosquitos adultos, além da utilização do conhecido 'fumacê' para a pulverização de inseticida no meio ambiente.

"Nosso objetivo é dar maior tranquilidade aos aracajuanos e aos visitantes com relação à transmissão da dengue, impedindo a disseminação de um tipo vírus não circulante em Aracaju", informa a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante.

Aliado à ação de campo da SMS no período do Pré-Caju, as empresas municipais de Obras e Urbanismo (Emurb) e Serviços Urbanos (Emsurb) atuaram juntos na força-tarefa nessas regiões para ampliar a intensificação de controle de larvas e de mosquito adulto. Juntas, as equipes dos três órgãos farão a limpeza de terrenos baldios, por exemplo.

Locais estratégicos 

No bairro Atalaia, os agentes de endemias atuaram nos hotéis e bares; na Orla, foram vistoriados e trabalhados os bares. Na Farolândia, foram realizadas as ações na região da Universidade Tiradentes (Unit) até o final do corredor da folia, ondem passam os blocos e trios do Pré-Caju. No Centro, a ação foi da Ponte do Imperador até a rua Itabaianinha. No bairro São José, as áreas estratégicas trabalhadas foram da rua Dom José Tomaz até a Campo do Brito. Na 13 de Julho, a atuação foi da avenida Rio Branco até o Batistão. Na Coroa do Meio, a ação foi do shopping Rio Mar até o antigo farol.