PMA participa da última fiscalização integrada no percurso do Pré-Caju 2009

Infraestrutura
22/01/2009 18h04

Está tudo pronto para a maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju Verão 2009. Na Passarela da Alegria, equipes realizam os últimos retoques na decoração dos espaços. Para garantir que nenhuma alteração seja feita na estrutura dos camarotes, a Prefeitura de Aracaju realizou durante todo o dia de hoje, quinta-feira, a última fiscalização integrada, uma iniciativa do Conselho Regional de Engenharia de Sergipe (Crea-Se) em parceria com o Corpo de Bombeiro e Defesa Civil.

Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura inspecionou toda a estrutura do evento desde o início da montagem até a decoração utilizada na ornamentação dos camarotes. De acordo com informações do gerente do Departamento de Fiscalização da Emurb, Valdson Melo, uma das principais preocupações do município era garantir que os materiais utilizados na ambientação dos espaços não provocassem acidentes.

Para o presidente do Crea-se, Jorge Roberto Silveira, a iniciativa também visava coibir as edificações realizadas sem o aval de um técnico especializado. "Estamos realizando essa última fiscalização integrada para poder dar todas as garantias de segurança aos foliões que vêm para a festa. Um dos pontos que procuramos destacar se refere ao material utilizado na decoração, pois podia ser inflamável e provocar incêndios. Devido às diversas vistorias feitas, não tivemos grandes problemas, apenas questões pontuais que já foram resolvidas ao longo do dia, como as gruas de tevê. Garantir a segurança do evento é o compromisso do Crea-Se e dos demais órgãos que estão participando dessa vistoria", ressalta o engenheiro.

Gruas de televisão

Além da vistoria realizada nos camarotes oficiais e particulares, o grupo de engenheiros também inspecionou os camarotes alternativos, estruturas instaladas no canteiro central da avenida Beira Mar para dar suporte às câmeras que passam por cima do público. O corpo técnico detectou que duas dessas estruturas estavam com suas fundações instáveis, comprometendo a segurança ao longo do percurso. No final da tarde, o problema já havia sido corrigido.

"Além dos acessórios colocados posteriormente nos camarotes com a decoração, estamos procurando evitar que estruturas clandestinas sejam instaladas no corredor. Nesse trajeto detectamos que a ligação estrutural de algumas gruas de televisão estavam irregulares, por isso determinamos a correção imediata dessas fundações. Eles fizeram os ajustes necessários e reforçaram a estrutura. Queremos evitar qualquer possibilidade de acidente", conclui o engenheiro Valdson Melo.