Prefeito almoça com construtores e representantes da indústria imobiliária

Agência Aracaju de Notícias
22/01/2009 17h14

Apresentar o plano de governo para os próximos quatro anos na área da construção civil, especificando investimentos e grandes obras. Com esse objetivo, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou de um almoço hoje, quinta-feira, com representantes da Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (Ademi) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Sergipe (Sinduscon). O encontro aconteceu no restaurante do Del Mar Hotel, na Orla de Atalaia.

Diante de vários empresários e membros de construtoras locais, Edvaldo Nogueira destacou a relação saudável da administração municipal com o setor. "Nesses dois anos e nove meses que estive à frente da Prefeitura tivemos vários contatos, reuniões, discussões e apresentações de planos e projetos às empresas que representam a construção civil e o mercado imobiliário sergipano. Hoje vim aqui mostrar idéias e conceitos que temos para os próximos quatro anos.", ressaltou.

O prefeito iniciou sua explanação apresentando dados que atestam a posição de Aracaju como capital brasileira da qualidade de vida. Entre os quais está o índice de desenvolvimento municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Finjan), onde Aracaju aparece na primeira colocação em geração de emprego e renda dentre as capitais do Nordeste. Edvaldo também lembrou o Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF), no qual o Ministério do Desenvolvimento Social aponta a capital de Sergipe como a terceira melhor colocada no Brasil.

Garantindo mais trabalho e mais qualidade de vida para este ano, o gestor da capital salientou a importância de obras como a Praça da Juventude, no Augusto Franco, o calçadão da rua Santa Rosa e a nova usina de asfalto, além das 44 praças que estão sendo licitadas ou em construção por toda a cidade. "São obras que vão melhorar, sobretudo, a qualidade de vida e o turismo", afirmou, antecipando uma série de melhorias em áreas como a saúde, assistência social, educação, transporte e habitação, num total de investimentos que ultrapassa os R$ 7 milhões.

Ao final, o prefeito ouviu sugestões, esclareceu dúvidas e recebeu elogios. "Esperamos que o diálogo que marcou a primeira gestão seja mantido, permitindo à Ademi e ao Sinduscon continuar contribuindo com sugestões para diminuir a burocracia, agilizar a aprovação de projetos e ajudar na revisão de legislações urbanas inadequadas, sempre com a preocupação do conceito de cidade sustentável, já que temos o título de capital da qualidade de vida", declarou a presidente da Ademi, Danusa Silva.

Centro integrado

Uma novidade anunciada por Edvaldo Nogueira durante o almoço deixou o empresariado ainda mais animado. Conforme o prefeito, ainda este ano a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) irá construir um Centro Integrado na sede da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que servirá para diminuir o prazo para liberação de projetos.

No local irão trabalhar representantes de todas as instituições capazes de contribuir nesse sentido, como a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o Corpo de Bombeiros, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), e assim por diante. "O empresário vai chegar lá com o projeto e encontrar todas as áreas necessárias", explicou o Edvaldo Nogueira.