O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 - Aracaju) mais uma vez estará presente garantindo a Saúde dos foliões na maior prévia carnavalesca do país. Este ano a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), montou um posto médico próximo ao Parque Augusto Franco (Sementeira) e encaminhará cinco ambulâncias ao circuito do Pré-Caju, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e quatro Unidades de Saúde Básica (USB).
O posto médico será composto por quatro áreas separadas por cores: verde para recepção e espera; amarela, que contará com 12 leitos de observação; a área vermelha, que é a sala de estabilização, com dois leitos para vítimas graves; e a área azul, que funcionará como almoxarifado e farmácia. Lá ficarão à disposição da população duas ambulâncias (uma USA e outra USB) do Samu 192 Aracaju, além de outras duas encaminhadas pela Policia Rodoviária Federal (PRF) e Hospital da Policia Militar (HPM).
As outras três ambulâncias do Samu 192 Aracaju estarão posicionadas nas avenidas Anísio Azevedo e Francisco Porto e na rua Flávio Menezes Prado. Já a equipe de trabalho contará com dois médicos, dois enfermeiros, 20 técnicos e auxiliares de enfermagem, três pessoas no apoio administrativo, uma na zeladoria, além de seis condutores, dois guardas municipais e um supervisor, num total de 37 pessoas.
De acordo com a coordenadora do Samu, Ivana Mendonça, os pacientes com problemas de baixa complexidade serão encaminhados para os Hospitais Municipais Fernando Franco e Nestor Piva ou para a Urgência Clínica e Mental do Hospital São José. Já os de média e alta complexidade vão para o Hospital João Alves Filho (HUSE). Outra opção será o encaminhamento até os hospitais privados São Lucas, do Coração, Primavera e Hospital e Maternidade Renascença.
O serviço de qualidade oferecido pelo Samu tem diminuído a transferência de pacientes para os hospitais a cada ano. Em 2006, 71 pessoas foram removidas; no ano seguinte, 53; e ano passado, 40. "Estamos conseguindo resolver os casos dentro do posto montado, sem precisar sobrecarregar os hospitais", informa Ivana.